Índice
Preceitos_36_R -
Moisés, divisão da carga de julgar e cuidar do  povo.

Objetivo e Referências       Marcos e datas da pesquisa     <>    Índice de Complementares

Restauração do índice da pesquisa

- Índice

Lamentação de Moisés, que ouve as lamentações do povo, e considera a carga pedida por Deus para sozinho cuidar do povo, muito grande, dizendo que sozinho não pode suportar a carga (Os israelitas eram perto de 600.000 homens com 20 anos ou mais, fora mulheres e crianças) - Núm 11:10 a 15 - B2 -.

Divisão da carga de Moisés com 70 anciãos, para cuidar do povo de Israel, criando uma divisão físico-política-religiosa para cuidar do povo de Israel - Núm 11:16 e 17 - B2 -.

Anciãos de Israel, Deus instituiu os 70 anciãos escolhidos por Moisés, para que dividissem a carga de Israel com Moisés, e tirando do espírito que havia em Moisés deu dele aos 70 anciãos, que passaram a profetizar - Núm 11:16 a 30 - B2 -.

Anciãos de Israel, os 70 anciãos de Israel começam a profetizar após receberem do Senhor do espírito que havia em Moisés, incluindo Eldad e Medad que estavam no campo - Núm 11:24 a 30 - B2 -.

 

Índice

Preceitos_36_R - Moisés, divisão da carga de julgar e cuidar do  povo.

- Referências

Lamentação de Moisés, que ouve as lamentações do povo, e considera a carga pedida por Deus para sozinho cuidar do povo, muito grande, dizendo que sozinho não pode suportar a carga (Os israelitas eram perto de 600.000 homens com 20 anos ou mais, fora mulheres e crianças) - Núm 11:10 a 15 - B2 -. Índice de PRC_36R

Núm 11:10 a 15 - B2 - Moisés pede auxiliares ao Senhor. 10 Moisés ouviu como o povo se lamentava, família por família, cada uma à entrada de sua tenda. O Senhor  inflamou-se de grande ira e Moisés, muito aflito, 11 disse ao Senhor:  “Por que maltratas assim teu servo? Por que gozo tão pouco de teu favor, a ponto de descarregares sobre mim o fardo de todo este povo? 12 Acaso fui eu quem concebeu ou deu à luz este povo, para que me digas: carrega-o no colo, como se fosse uma babá a levar uma criança, até à terra que prometeste a seus pais? 13 Onde conseguirei carne para dar a toda esta gente? Pois me vêm com lamúrias, dizendo: ‘Dá-nos carne para comer’. 14 Sozinho não posso suportar todo este povo. É um peso grande demais para mim. 15 Se é assim que me tratas, então mata-me de vez! Se, pelo contrário, gozo do teu favor, então que não me veja afligido”.

Divisão da carga de Moisés com 70 anciãos, para cuidar do povo de Israel, criando uma divisão físico-política-religiosa para cuidar do povo de Israel - Núm 11:16 e 17 - B2 -. Índice de PRC_36R

Núm 11:16 e 17 - B2 - 16 O Senhor disse a Moisés: “Reúne-me setenta homens dentre os anciãos de Israel que tu conheces como anciãos e magistrados do povo (- B1 - que tu souberes serem os mais experimentados e mestres do povo), e traze-os à tenda de reunião, onde devem esperar contigo. 17 Descerei ali para falar contigo. Retirarei um pouco do espírito que há em ti e incutirei neles, para que te ajudem a carregar o fardo do povo e já não o suportes sozinho.

Anciãos de Israel, Deus instituiu os 70 anciãos escolhidos por Moisés, para que dividissem a carga de Israel com Moisés, e tirando do espírito que havia em Moisés deu dele aos 70 anciãos, que passaram a profetizar - Núm 11:16 a 30 - B2 -. Índice de PRC_36R

Núm 11:16 a 30 - B2 - 16 O Senhor disse a Moisés: “Reúne-me setenta homens dentre os anciãos de Israel que tu conheces como anciãos e magistrados do povo, e traze-os à tenda de reunião, onde devem esperar contigo. 17 Descerei ali para falar contigo. Retirarei um pouco do espírito que há em ti e incutirei neles, para que te ajudem a carregar o fardo do povo e já não o suportes sozinho.

18 E ao povo dirás: Santificai-vos para amanhã, e comereis carne. Uma vez que vos lamentastes aos ouvidos do Senhor , dizendo: ‘Quem nos dera comer carne! No Egito éramos felizes!’ Por isso o Senhor vos dará de comer carne. 19 Não será apenas um dia que comereis, nem dois, nem cinco, dez ou vinte, 20 mas o mês inteiro, até que a carne vos saia pelas narinas e vos cause náuseas. Pois rejeitastes o Senhor , que está no meio de vós, e vos lamentastes diante dele, dizendo: ‘por que saímos do Egito?’

21 Moisés lhe disse: “O povo no meio do qual estou, conta com 600.000 homens a pé, e tu dizes: ‘vou dar-lhes carne para comerem o mês inteiro!’ 22 Nem que fossem carneadas todas as ovelhas e todos os bois, bastaria! Se fossem ajuntados todos os peixes do mar, talvez bastasse!”

O Espírito sobre os 72 anciãos. 23 O Senhor respondeu a Moisés: “Acaso o poder do Senhor é limitado? Agora mesmo verás se minha palavra se cumpre ou não”.

24 Moisés saiu para transmitir ao povo o que o Senhor tinha dito. Reuniu setenta homens dentre os anciãos do povo, e colocou-os em redor da tenda. 25 O Senhor  desceu na nuvem e falou a Moisés. Retirou um pouco do espírito que possuía e o pôs sobre os setenta anciãos. Apenas sobre eles pousou o espírito e puseram-se logo a profetizar, mas não continuaram. 26 Dois homens, no entanto, tinham ficado no acampamento. Um chamava-se Eldad e o outro Medad. O espírito repousou sobre os dois, que estavam na lista mas não tinham ido à tenda, e eles também profetizavam no acampamento. 27 Um jovem foi correndo avisar a Moisés que Eldad e Medad estavam profetizando no acampamento. 28 Josué filho de Nun, ajudante de Moisés desde a juventude, disse: “Moisés, meu senhor, manda-os calar”. 29 E Moisés lhe respondeu: “Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o espírito!” 30 E Moisés recolheu-se ao acampamento com os anciãos de Israel.

Anciãos de Israel, os 70 anciãos de Israel começam a profetizar após receberem do Senhor do espírito que havia em Moisés, incluindo Eldad e Medad que estavam no campo - Núm 11:24 a 30 - B2 -. Índice de PRC_36R

Núm 11:24 a 30 - B2 - 24 Moisés saiu para transmitir ao povo o que o Senhor tinha dito. Reuniu setenta homens dentre os anciãos do povo, e colocou-os em redor da tenda. 25 O Senhor  desceu na nuvem e falou a Moisés. Retirou um pouco do espírito que possuía e o pôs sobre os setenta anciãos. Apenas sobre eles pousou o espírito e puseram-se logo a profetizar, mas não continuaram. 26 Dois homens, no entanto, tinham ficado no acampamento. Um chamava-se Eldad e o outro Medad. O espírito repousou sobre os dois, que estavam na lista mas não tinham ido à tenda, e eles também profetizavam no acampamento. 27 Um jovem foi correndo avisar a Moisés que Eldad e Medad estavam profetizando no acampamento. 28 Josué filho de Nun, ajudante de Moisés desde a juventude, disse: “Moisés, meu senhor, manda-os calar”. 29 E Moisés lhe respondeu: “Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o espírito!” 30 E Moisés recolheu-se ao acampamento com os anciãos de Israel.

 

Índice   -   Final do índice

Preceitos_36_R - Moisés, divisão da carga de julgar e cuidar do  povo.

Referências

João Batista Trigo Moreira

 Objetivo - O objetivo da pesquisa é o estudo do tema apocalipse, tomando-se como base para leitura a bíblia - (B1) - e as bíblias 2, 3, 4, e 5 para dirimir dúvidas de entendimento da leitura.

Nenhum dos textos originais de cada bíblia foi alterado, sendo transcritos na sua íntegra, ressalvando-se erros de datilografia quando identificados.

Durante a pesquisa surgiram novos temas que foram incluídos à pesquisa inicial em novos títulos. Em 28/03/2004 são 29 títulos, sendo alguns divididos em subtítulos, conforme o arquivo índice.doc.

Na pesquisa há algumas conclusões ou dúvidas em sua forma inicial. Estas  conclusões ou dúvidas foram aperfeiçoadas ou dirimidas durante a pesquisa. Porém ainda estão como foram descritas naquele momento.  Posteriormente  será necessário rever toda a pesquisa, para atualizar estes itens.

Para cada item da pesquisa, são referenciados vários pontos da bíblia, para permitir  uma melhor conclusão.

A transcrição das bíblias para a pesquisa, é feita de forma integra, incluindo a pontuação e grafia de cada bíblia, ressalvados erros de digitação quando identificados. As bíblias atribuem nomes parecidos a pessoas, coisas ou lugares, o que será percebido na comparação dos textos.

As transcrições iniciais foram retiradas da bíblia - (B1) - de tradução do Padre Antônio Pereira de Figueiredo, editada pela Editora Paumape Ltda. - R. Bento Freitas,362 - 3’ and. - (011) 258-7895 - CEP 01220 - S. Paulo / SP.

Posteriormente para as transcrições foi utilizada a bíblia - (B2) - de co-editoria da Editora Vozes Ltda. com a Seafox Engenharia de Software, Comissariado da Terra Santa e James King, em CD Rom. Editora vozes: R. Frei Luis, 100 - caixa postal 90023 - (0242) 43-5112 - Petrópolis / RJ.

A partir de 8/11/1998 foram incluídos textos de outra bíblia - (B3) - (bíblia de bolso) da editora Edições Paulinas, traduzida da Vulgatra e anotada pelo Pe. Matos Soares, com aprovação eclesiástica, edição de 1982. O objetivo foi dirimir dúvidas entre as duas primeiras bíblias, com ênfase a Dan 8:14.

Em 8/11/1998 foi também incluída uma quarta bíblia - (B4) - da editora Edições Loyola, com traduções dos textos originais hebraico e grego, edição de 1995 com direção de Gabriel C. Galache – ISBN 85-15-01258-8. Edições Loyola – Rua 1822 núm. 347 – Ipiranga São Paulo SP – Cep 04216-000 – Caixa postal 42.335 – Cep 04299-970 – Fone (011)914-1922 e Fax (011)63-4275.

Em 9/10/2005 foi incluída uma quinta bíblia - (B5) - da imprensa bíblica brasileira,  59ª impressão - 1984, com tradução para o português por João Ferreira de Almeida. Com o certificado núm. 26.617 BN da JUERP / Imprensa Bíblica Brasileira. A Imprensa Bíblia Brasileira foi criada em 1940, sendo uma divisão da Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira (JUERP), e foi a primeira  entidade a imprimir a bíblia no Brasil.

Quando for necessário, para melhor entendimento do texto, serão descritos os textos de duas ou mais bíblias, com a adição das letras (B1), (B2), (B3), (B4) e (B5). Quando não houver a identificação, o texto pertence à bíblia (B1).

Programa utilizado para a digitação dos textos - Word da Microsoft, nas versões 95, 97, 2000 e XP, conforme a época. Utilização do Front Page do Windows XP da Microsoft para edição em html a partir de 12-10-2004. Utilização do Front Page 2003 da Microsoft para edição em html a partir de 14-01-2007.

Convenções:

“?” ou “textos em vermelho” - Pesquisar melhor o assunto, ou verificar transcrição.

(·) - Informa que há um texto extenso complementar no final da pesquisa.

- (B1) - ou sem identificação, textos extraídos da bíblia 1.

- (B2) - Textos extraídos da bíblia 2.

- (B3) - Textos extraídos da bíblia 3.

- (B4) - Textos extraídos da bíblia 4.

- (B5) - Textos extraídos da bíblia 5.

(  ) - Textos entre parênteses, são em geral comentários meus, ou títulos apresentados na bíblia.

Sugestão para se titularizar um item da pesquisa:

Cada item dos índices deve estar no mesmo parágrafo, para facilitar a ordenação em ordem alfa-numérica.

Colocar como primeiras palavras do título, as que melhor definem o assunto do tema.
Ex:
Castigo Divino nunca é completamente destruidor.
Como título principal temos as palavras "Castigo Divino", onde será colocado o link e como título auxiliar, temos "
nunca é completamente destruidor"
Ex:
Carta ao anjo da igreja de Smirna.
Ex: Anúncio da vinda de Jesus.
Ex:
Messias, vinda do messias, montado sobre um jumento. Neste caso a palavra Messias foi repetida no título auxiliar, para melhor definir o sentido do tema.

Índice   -   Final do índice

Preceitos_36_R - Moisés, divisão da carga de julgar e cuidar do  povo.

Marcos e datas da pesquisa 

Início    - 09/12/2007

Início da terceira leitura da bíblia (1 simples e 2 para a pesquisa) - 24/10/2004

Adição - 13/01/2008

Inclusão do link para "restauração do índice da pesquisa" - 01/02/2009

Início da transcrição para: "Preceitos  do Senhor, analogia com leis de outras civilizações" - 16/05/2010

Correções - 16/05/2010

Final da transcrição para: "Preceitos  do Senhor, analogia com leis de outras civilizações" - 16/05/2010

-

-

-

Término -   /  / 

Índice   -   Final do índice

Preceitos_36_R - Moisés, divisão da carga de julgar e cuidar do  povo.