Índice

Reis 49_ZZE - Crônicas de Roboão.

Objetivo e Referências       Marcos e datas da pesquisa     <>    Índice Datas e Reis

Restauração do índice da pesquisa

- índice

 

Introdução.

Este título foi criado para tratar de várias fases do reinado de Roboão, filho de Salomão, para apresentar suas crônicas, uma narrativa dos pontos em destaque de sua história. Os textos foram originados do livro 2 Crônicas, ou Paralipômenos.

Roboão por 3 anos andou nos caminhos de Davi e de Salomão, depois Roboão deixou a lei do Senhor.

 

Dicionário.

Início do reinado de Roboão.

Roboão rei de Judá e de Benjamim.

Batalha contra Sesac, rei do Egito.

Diversos, Roboão.

 

Dicionário. Índice de Crônicas de Roboão

Coetâneos = da mesma idade, da mesma época, contemporâneo - 2Crôn 10:10 - B2 -; https://www.dicio.com.br/coetaneo/.

Estafetas = escudeiros - 2Crôn 12:11 - B2 -.

Suquitas = povo dos trogloditas - 2Crôn 12:3 - B2 -

 

Início do reinado de Roboão. Índice de Crônicas de Roboão

Roboão, filho de Salomão, foi para Siquém para ser constituído rei, o que ouvindo Jeroboão, filho de Nabat, retornou do Egito, para onde havia fugido de Salomão - 2Crôn 10:1 e 2 - B2 -.

Povo disse a Roboão que lhes aliviasse a carga imposta por Salomão. Roboão consultou o conselho dos anciãos, que lhe recomendaram atender o povo, que o povo o seguiria. Consultou também os jovens, que lhe recomendaram aumentar o jugo. Roboão ouviu os jovens e disse ao povo que lhes aumentaria a carga - 2Crôn 10:3 a 15 - B2 -.

Israel se separou da casa de Davi. O povo com a dura resposta que Roboão lhe dera, disseram que não tinham parte dom Davi, nem herança com o filho de Isai. Roboão reinou sobre os que habitavam na casa de Judá - 2Crôn 10:16 a 19 - B2 -; 2Crôn 10:15 - comentários - B2 -.

 

Roboão rei de Judá e de Benjamim. Índice de Crônicas de Roboão

Roboão em Jerusalém convocou a tribo de Judá e de Benjamim, e reuniu 180.000 homens contra Israel, para reunir Israel ao seu império, porém o Senhor dirigiu a palavra a Semeias, homem de Deus, para que não lutassem contra seus irmãos, "pois isto ocorreu pela vontade do Senhor", e o povo tornou para traz - 2Crôn 11:1 a 4 - B2 -.

Divisão de Israel e de Judá + Benjamim ocorreu por vontade do Senhor - 2Crôn 11:4 - B2 -.

Roboão reinou em Jerusalém e fortificou cidades em Judá e em Benjamim - 2Crôni 11:5 a 12 - B2 -.

Roboão reinou sobre Judá e sobre Benjamim - 2Crôni 11:12 - B2 -.

Roboão tinha 41 anos quando começou a reinar em Jerusalém, e reinou por 17 anos, e sua mãe chamava-se Naama amonita - 2Crôn 12:13 - B2 -.

 

Batalha contra Sesac, rei do Egito. Índice de Crônicas de Roboão

Sesac, rei do Egito, no quinto ano do reinado de Roboão, marchou contra Jerusalém, porque os Israelitas tinham pecado contra o Senhor - 2Crôn 12:2 a 4 - B2 -.

Sesac, rei do Egito, estavam com ele contra Roboão, os líbios, os trogloditas e os etíopes - 2Crôn 12:3 - B2 -.

Profeta Semeias disse a Roboão e aos príncipes de Judá: "Vós me desamparastes, e eu vos desampararei também nas mãos de Sesac - 2Crôn 12:5 - B2 -.

Príncipes de Israel e o rei se humilharam e disseram "O Senhor é justo" - 2Crôn 12:6 - B2 -.

Senhor disse pelo profeta Semeias, em função do arrependimento do rei e dos príncipes: "Pois porque se humilharam Eu os não perdoarei, mas dar-lhes-ei algum socorro, e não farei cair o meu furor sobre Jerusalém por mãos de Sesac. Todavia  lhes ficarão sujeitos, para conhecerem a diferença de servirem a mim, e o servir aos reis da terra" - 2Crôn 12:7 e 8 - B2 -.

Sesac rei do Egito se retirou de Jerusalém levando os tesouros da casa do Senhor e da casa do rei, incluindo os escudos e ouro de Salomão - 2Crôn 12:9 a 11 - B2 -.

Por se terem humilhado, se apartou deles a ira do Senhor, e não foram de todo extintos, porque se achavam obras boas em Judá - 2Crôn 12:12 - B2 -.

 

Diversos, Roboão. Índice de Crônicas de Roboão

Sacerdotes levitas vieram de todo o Israel para Jerusalém, por terem sido expulsos por Jeroboão, rei de Israel, para não exercerem o sacerdócio do Senhor - 2Crôn 11:13 e 14 - B2 -; 2Crôn 11:14 comentários - B2 -.

Jeroboão constituiu para si sacerdotes dos altos, e dos demônios, e dos novilhos que ele mandara fazer - 2Crôn11:15 - B2 -.

Vieram de todas as tribos de Israel, os que tinham determinado buscar o Senhor, e vieram para Jerusalém para imolarem suas vítimas na presença do Senhor, e confirmaram a Roboão rei de Judá por 3 anos, porque só por 3 anos andaram nos caminhos de Davi e de Salomão - 2Crôn 11:16 e 17 - B2 -.

Roboão se casou com Maalat, filha de Jerimot, filho de Davi -  2Crôn 11:18 e 19 - B1 -; - B2 -; - B6 -; - B9 -.

Roboão se casou também com Abiail, filha de Eliab, filho de Isai, da qual teve os filhos Jeús , Somorias, e Zoom -  2Crôn 11:18 e 19 - B1 -; - B2 -; - B6 -; - B9 -.

Roboão se casou também com Maaca, filha de Absalão, da qual teve Abia, Etai, Ziza e Salomit - 2Crôn 11:20 - B2 -.

Roboão se casou com 18 mulheres e tinha 60 concubinas, tendo 28 filhos e 60 filhas. E Roboão amou mais a Maaca sobre todas as suas mulheres, e pôs Abia, filho de Maaca sobre todos os seus irmãos, porque tinha a intenção de o fazer rei - 2Crôn 11:21 a 23 - B2 -.

Roboão após fixar o seu reino, deixou a lei do Senhor, e com ele todo o Israel (como se refere a todo o Israel, se ele reinava somente sobre Judá e Benjamim?) - 2Crôn 12:1 - B2 -.

Roboão fez o mal, e não preparou seu coração para buscar o Senhor - 2Crôn 12:14 - B2 -.

Ações de Roboão estão escritas nos "Livros do Profeta Semeias", e no "Livro de Ado o Vidente" - 2Crôn 12:15 - B2 -.

Roboão e Jeroboão tiveram guerras entre si durante todos os seus dias - 2Crôn 12:15 - B2 -.

Roboão adormeceu com seus pais, sendo sepultado na cidade de Davi  - 2Crô12:16 - B2 -.

Abia, filho de Roboão, reinou em seu lugar - 2Crô12:16 - B2 -.

 

Índice

Dicionário - Início do reinado - Rei de Judá e Benjamim - Diversos

Reis 49_ZZE - Crônicas de Roboão.

- Refer. - Descrição

 

+++ Dicionário. Índice de Crônicas de Roboão

Coetâneos = da mesma idade, da mesma época, contemporâneo - 2Crôn 10:10 - B2 -; https://www.dicio.com.br/coetaneo/. Dicionário

2Crôn 10:10 - B2 - 10 Ora, os rapazes, seus coetâneos (- B1 - responderam como moços, e como criados com ele nas delícias), falaram com ele e lhe responderam: “Vai falar a essa gente que te disse: ‘Teu pai nos impôs um jugo pesado e tu nos deves aliviar’. Assim lhes dirás: ‘Meu dedo minguinho (- B1 - mínimo) é mais grosso que a cintura (- B1 - o costado) de meu pai.

https://www.dicio.com.br/coetaneo/ - Que possui a mesma idade; de idades semelhantes; coevo: o autor e seus coetâneos. Que se enquadra numa mesma época; contemporâneo: um autor coetâneo de Machado de Assis. Sinônimos de Coetâneo: coevocontemporâneo.

Estafetas = escudeiros - 2Crôn 12:11 - B2 -. Dicionário

2Crôn 12:11 - B2 - 11 Toda vez que o rei se dirigia ao templo do Senhor, vinham os estafetas (- B1 - escudeiros) levando os escudos; e depois os depositavam novamente no compartimento dos estafetas (- B1 - para o seu arsenal).

Suquitas = povo dos trogloditas - 2Crôn 12:3 - B2 -. Dicionário

2Crôn 12:3 - B2 - 3 Apareceu com 1.200 carros e 60.000 cavaleiros; e as tropas que vinham do Egito eram incontáveis, compostas de líbios, suquitas (- B1 - trogloditas) e etíopes.

 

+++ Início do reinado de Roboão. Índice de Crônicas de Roboão

Roboão, filho de Salomão, foi para Siquém para ser constituído rei, o que ouvindo Jeroboão, filho de Nabat, retornou do Egito, para onde havia fugido de Salomão - 2Crôn 10:1 e 2 - B2 -. Início do reinado

2Crôn 10:1 e 2 - B2 - 1 Roboão foi a Siquém, aonde todos os israelitas se tinham dirigido para proclamá-lo rei. 2 Ora, Jeroboão filho de Nabat (- B1 - Nabat) disso tomou conhecimento. Ele estava no Egito, onde se tinha refugiado quando perseguido pelo rei Salomão. E agora ele voltava do Egito,

Povo disse a Roboão que lhes aliviasse a carga imposta por Salomão. Roboão consultou o conselho dos anciãos, que lhe recomendaram atender o povo, que o povo o seguiria. Consultou também os jovens, que lhe recomendaram aumentar o jugo. Roboão ouviu os jovens e disse ao povo que lhes aumentaria a carga - 2Crôn 10:3 a 15 - B2 -. Início do reinado

2Crôn 10:3 a 15 - B2 - 3 pois tinham-lhe mandado um recado, convidando-o para vir. Jeroboão e todos os israelitas compareceram e disseram a Roboão: 4 “Teu pai foi duro para conosco e tu agora deves tornar mais leve a servidão que ele nos impôs, como um jugo pesado. Sob esta condição nós te estaremos submissos”. 5 Ele lhes respondeu: “Daqui a três dias voltai para falar comigo”. E o povo foi embora.

6 O rei Roboão pediu o conselho dos anciãos, que tinham sido assistentes (- B1 - ministros) de seu pai Salomão, quando este ainda estava vivo. Ele lhes perguntou: “Qual é a vossa sugestão? Que devo responder a essa gente?” 7 Eles lhe responderam: “Se fores bom para com essa gente e procurares lhes agradar e tiveres palavras boas para com eles, então te serão submissos (- B1 - te servirão para sempre)”. 8 Mas Roboão não escutou o conselho dos anciãos. Em vez disto foi pedir uma sugestão dos jovens que tinham sido seus companheiros de mocidade e que estavam a seu serviço (- B1 - na sua companhia). 9 Ele lhes perguntou: “Que é que me aconselhais? Como devo responder a essa gente que me pediu que lhes aliviasse o peso do jugo, que meu pai lhes impôs?” 10 Ora, os rapazes, seus coetâneos (- B1 - responderam como moços, e como criados com ele nas delícias), falaram com ele e lhe responderam: “Vai falar a essa gente que te disse: ‘Teu pai nos impôs um jugo pesado e tu nos deves aliviar’. Assim lhes dirás: ‘Meu dedo minguinho (- B1 - mínimo) é mais grosso que a cintura (- B1 - o costado) de meu pai. 11 Pois bem, se meu pai vos impôs um jugo pesado, eu vou torná-lo mais ainda pesado. Se meu pai vos castigava com chicotes (- B1 - com correias), eu o farei com açoites (- B1 - com escorpiões)’”.

12 Três dias depois, Jeroboão junto com todo povo foi ter com Roboão, de acordo com a palavra do rei, que tinha dito: “Voltai daqui a três dias”. 13 E o rei lhes deu uma resposta dura. Deixando de lado o conselho dos anciãos, 14 lhes falou de acordo com o conselho dos moços, dizendo: “Se meu pai vos impôs um jugo pesado, eu o tornarei ainda mais pesado. Se meu pai vos castigava com chicotes (- B1 - com correias), eu o farei com açoites (- B1 - com escorpiões)”.

15 O rei não deu atenção ao povo. Aliás foi Deus que assim o predeterminou, para que se cumprisse a palavra, proferida por intermédio de Aías de Silo, a respeito de Jeroboão filho de Nadab (- B1 - Nabat).

Israel se separou da casa de Davi. O povo com a dura resposta que Roboão lhe dera, disseram que não tinham parte dom Davi, nem herança com o filho de Isai. Roboão reinou sobre os que habitavam na casa de Judá - 2Crôn 10:16 a 19 - B2 -; 2Crôn 10:15 - comentários - B2 -. Início do reinado

2Crôn 10:16 a 19 - B2 - 16 Todo o Israel viu que o rei não o queria atender e por isso a multidão respondeu ao rei, dizendo: “Que é que nós temos a ver com Davi? Não temos interesse no filho de Jessé (- B1 - Isai) (- B1 - Não temos parte com Davi, nem herança com o filho de Isai). Israelitas, voltai cada um para casa! Doravante cuida de tua casa, Davi! ”E toda a assembléia voltou para casa.

17 Quanto aos israelitas, que moravam nas cidades de Judá, ficaram sob o domínio do rei Roboão. 18 O emissário do rei Roboão, Adoram, inspetor dos trabalhos forçados, foi atacado a pedradas pela gente de Israel e morreu. O rei Roboão mal conseguiu subir no carro e fugir para Jerusalém. 19 Israel, pois, se separou da casa de Davi e assim ficou até hoje.

2Crôn 10:15 - comentários - B2 - 10,15. Deus assim o predeterminou: O profeta Aías tinha profetizado que por causa dos pecados de Salomão, cometidos no fim de sua vida, seu reino seria dividido. Foi o que aconteceu, quando as tribos do Norte se separaram da casa real de Davi e proclamaram seu próprio rei, na pessoa de Jeroboão. Assim Deus cuidou para que a palavra de seu profeta se realizasse. Numa visão teológica das coisas, foi o pecado de Salomão que preparou a divisão do reino; mas historicamente, quem a provocou foi Roboão, com sua intransigente negativa de atender aos reclamos dum povo oprimido pela exorbitância dos impostos.

 

+++ Roboão rei de Judá e de Benjamim. Índice de Crônicas de Roboão

Roboão em Jerusalém convocou a tribo de Judá e de Benjamim, e reuniu 180.000 homens contra Israel, para reunir Israel ao seu império, porém o Senhor dirigiu a palavra a Semeias, homem de Deus, para que não lutassem contra seus irmãos, "pois isto ocorreu pela vontade do Senhor", e o povo tornou para traz - 2Crôn 11:1 a 4 - B2 -. Rei de Judá e de Benjamim

2Crôn 11:1 a 4 - B2 - Reinado de Roboão. 1 Roboão chegou a Jerusalém e convocou as tribos de Judá e Benjamim, num total de 180.000 guerreiros escolhidos, para fazer guerra contra Israel e reconquistar o domínio para Roboão. 2 Mas a palavra de Deus foi dirigida a Semeías, um homem de Deus, nestes termos: 3 “Vai dizer a Roboão filho de Salomão, rei de Judá, e a todos os israelitas de Judá e de Benjamim o seguinte: 4 Assim disse o Senhor: Não deveis ir para a guerra contra vossos irmãos. Cada qual volte para casa, pois por minha vontade isto aconteceu”. Eles obedeceram à palavra do Senhor e desistiram de marchar contra Jeroboão.

Divisão de Israel e de Judá + Benjamim ocorreu por vontade do Senhor - 2Crôn 11:4 - B2 -. Rei de Judá e de Benjamim

2Crôn 11:4 - B2 - 4 Assim disse o Senhor: Não deveis ir para a guerra contra vossos irmãos. Cada qual volte para casa, pois por minha vontade isto aconteceu”. Eles obedeceram à palavra do Senhor e desistiram de marchar contra Jeroboão.

Roboão reinou em Jerusalém e fortificou cidades em Judá e em Benjamim - 2Crôni 11:5 a 12 - B2 -. Rei de Judá e de Benjamim

2Crôni 11:5 a 12 - B2 - 5 Residindo em Jerusalém, Roboão transformou algumas cidades de Judá em fortalezas. 6 Fortificou Belém, Etam e Técua. 7 Fortificou Betsur, Soco, Odolam, 8 Gat, Maresa, Zif, 9 Adoraim (- B1 - Adurão), Laquis, Azeca, 10 Saraá, Aialon e Hebron — todas cidades fortificadas e situadas em Judá e em Benjamim. 11 Deu solidez às fortificações e colocou comandantes (- B1 - governadores) e depósitos de mantimentos, azeite e vinho, 12 e em cada cidade escudos e lanças. Assim as tornou realmente seguras. Pertenciam-lhe Judá e Benjamim (- B1 - reinou Roboão sobre Judá e Benjamim).

Roboão reinou sobre Judá e sobre Benjamim - 2Crôni 11:12 - B2 -. Rei de Judá e de Benjamim

2Crôni 11:12 - B2 - 12 e em cada cidade escudos e lanças. Assim as tornou realmente seguras. Pertenciam-lhe Judá e Benjamim (- B1 - reinou Roboão sobre Judá e Benjamim).

Roboão tinha 41 anos quando começou a reinar em Jerusalém, e reinou por 17 anos, e sua mãe chamava-se Naama amonita - 2Crôn 12:13 - B2 -. Rei de Judá e de Benjamim

2Crôn 12:13 - B2 - 13 O rei Roboão firmou-se no poder em Jerusalém e continuou a reinar. Roboão tinha 41 anos quando começou a reinar e reinou 17 anos em Jerusalém, a cidade que o Senhor tinha escolhido dentre todas as tribos de Israel, para nela ser invocado o seu nome. Sua mãe se chamava Naama, natural de Amon.

 

+++ Batalha contra Sesac, rei do Egito. Índice de Crônicas de Roboão

Sesac, rei do Egito, no quinto ano do reinado de Roboão, marchou contra Jerusalém, porque os Israelitas tinham pecado contra o Senhor - 2Crôn 12:2 a 4 - B2 -. Batalha

2Crôn 12:2 a 4 - B2 - 2 E aconteceu no quinto ano do reinado de Roboão, que Sesac, rei do Egito, subiu para atacar Jerusalém, por causa da infidelidade para com o Senhor (- B1 - porque tinha pecado contra o Senhor). 3 Apareceu com 1.200 carros e 60.000 cavaleiros; e as tropas que vinham do Egito eram incontáveis, compostas de líbios, suquitas (- B1 - trogloditas) e etíopes. 4 Conquistou as cidades fortificadas de Judá e chegou até Jerusalém.

Sesac, rei do Egito, estavam com ele contra Roboão, os líbios, os trogloditas e os etíopes - 2Crôn 12:3 - B2 -. Batalha

2Crôn 12:3 - B2 - 3 Apareceu com 1.200 carros e 60.000 cavaleiros; e as tropas que vinham do Egito eram incontáveis, compostas de líbios, suquitas (- B1 - trogloditas) e etíopes.

Profeta Semeias disse a Roboão e aos príncipes de Judá: "Vós me desamparastes, e eu vos desampararei também nas mãos de Sesac - 2Crôn 12:5 - B2 -. Batalha

2Crôn 12:5 - B2 - 5 O profeta Semeías se dirigiu a Roboão e aos maiorais (- B1 - príncipes) de Judá, que se tinham reunido em Jerusalém, fugindo de Sesac, e lhes disse: “Assim diz o Senhor: Vós abandonastes a mim e agora, por minha vez, eu abandono a vós ao poder de Sesac (- B1 - Vós  desamparastes-me, e eu vos desampararei também nas mãos de Sesac)”.

Príncipes de Israel e o rei se humilharam e disseram "O Senhor é justo" - 2Crôn 12:6 - B2 -. Batalha

2Crôn 12:6 - B2 - 6 Os maiorais de Judá (- B1 - príncipes de Israel) e o rei se humilharam e disseram: “O Senhor é justo”.

Senhor disse pelo profeta Semeias, em função do arrependimento do rei e dos príncipes: "Pois porque se humilharam Eu os não perdoarei, mas dar-lhes-ei algum socorro, e não farei cair o meu furor sobre Jerusalém por mãos de Sesac. Todavia  lhes ficarão sujeitos, para conhecerem a diferença de servirem a mim, e o servir aos reis da terra" - 2Crôn 12:7 e 8 - B2 -. Batalha

2Crôn 12:7 e 8 - B2 - 7 Quando o Senhor viu que se tinham humilhado, dirigiu a palavra a Semeías nestes termos: “Eles se humilharam e por isso não os destruirei (- B1 - perderei). Vou conceder-lhes uma libertação parcial (- B1 - dar-lhes-ei algum socorro), isto é, não farei Jerusalém sentir toda a minha ira por intermédio de Sesac. 8 Mas ficarão sujeitos a ele, para assim aprenderem qual a diferença entre servir a mim e servir a reinos estrangeiros (- B1 - os reis da terra)”.

Sesac rei do Egito se retirou de Jerusalém levando os tesouros da casa do Senhor e da casa do rei, incluindo os escudos e ouro de Salomão - 2Crôn 12:9 a 11 - B2 -. Batalha

2Crôn 12:9 a 11 - B2 - 9 Sesac, rei do Egito, subiu a Jerusalém e se apoderou dos tesouros do templo e dos tesouros do palácio real. Levou tudo, inclusive os escudos de ouro feitos por Salomão. 10 Para os substituir o rei Roboão mandou fazer escudos de bronze, confiando-os à guarda dos chefes dos estafetas que ficavam postados à entrada do palácio real. 11 Toda vez que o rei se dirigia ao templo do Senhor, vinham os estafetas (- B1 - escudeiros) levando os escudos; e depois os depositavam novamente no compartimento dos estafetas (- B1 - para o seu arsenal).

Por se terem humilhado, se apartou deles a ira do Senhor, e não foram de todo extintos, porque se achavam obras boas em Judá - 2Crôn 12:12 - B2 -. Batalha

2Crôn 12:12 - B2 - 12 Por ele se ter humilhado, a ira divina foi abrandando e Deus não o aniquilou totalmente. De resto, em Judá também havia muita coisa boa (- B1 - ainda se acharam obras boas em Judá).

 

+++ Diversos, Roboão. Índice de Crônicas de Roboão

Sacerdotes levitas vieram de todo o Israel para Jerusalém, por terem sido expulsos por Jeroboão, rei de Israel, para não exercerem o sacerdócio do Senhor - 2Crôn 11:13 e 14 - B2 -; 2Crôn 11:14 comentários - B2 -. Diversos

2Crôn 11:13 e 14 - B2 - Os refugiados do Norte. 13 Entretanto os sacerdotes e levitas, espalhados por todo o Israel se apresentaram a Roboão, vindo de todos os territórios. 14 Os levitas abandonaram as reservas pastoris e suas propriedades rurais e foram para Judá e para Jerusalém, visto que Jeroboão lhes tirou o direito de servir ao Senhor como sacerdotes (- B1 - para não exercerem o sacerdócio do Senhor)

2Crôn 11:14 comentários - B2 - 11,14. Durante séculos os levitas tinham gozado do privilégio exclusivo de dirigir o culto em Israel. Se agora o rei do Norte lhes tira o privilégio, confiando as funções sacerdotais a elementos estranhos à classe, é certamente porque os levitas não aprovaram o tipo de religião sincretística, infiltrada de elementos pagãos, que Jeroboão foi promovendo em seu reino. Foi esse sincretismo religioso do reino do Norte que mais tarde profetas como Elias, Eliseu, Amós e Oséias combateram violentamente. É edificante o exemplo desses levitas, que abandonaram tudo e emigraram para o Sul, fiéis à religião de seus antepassados.

Jeroboão constituiu para si sacerdotes dos altos, e dos demônios, e dos novilhos que ele mandara fazer - 2Crôn11:15 - B2 -. Diversos

2Crôn11:15 - B2 - 15 e nomeou sacerdotes para si, nos santuários das alturas, para o culto de bodes e bezerros (- B1 - dos novilhos), que mandara fabricar.

Vieram de todas as tribos de Israel, os que tinham determinado buscar o Senhor, e vieram para Jerusalém para imolarem suas vítimas na presença do Senhor, e confirmaram a Roboão rei de Judá por 3 anos, porque só por 3 anos andaram nos caminhos de Davi e de Salomão - 2Crôn 11:16 e 17 - B2 -. Diversos

2Crôn 11:16 e 17 - B2 - 16 Seguindo aqueles sacerdotes e levitas, gente de todas as tribos de Israel, resolvida a encontrar-se com o Senhor, o Deus de Israel, ia a Jerusalém e aí oferecia sacrifícios ao Senhor, o Deus de seus pais. 17 Assim eles ajudaram a reforçar o reino de Judá e deram apoio a Roboão, filho de Salomão, durante três anos; pois eles seguiram o caminho de Davi e Salomão durante três anos.

Roboão se casou com Maalat, filha de Jerimot, filho de Davi -  2Crôn 11:18 e 19 - B1 -; - B2 -; - B6 -; - B9 -. Diversos

2Crôn 11:18 e 19 - B1 - 18 E casou Roboão com Maalat, filha de Jerimot, filho de Davi, e também com Abiail, filha de Eliab, filho de Isai, 19 da qual teve os filhos Jeús, e Somorias, e Zoom.

2Crôn 11:18 e 19 - B2 - 18 Roboão se casou com Maalat filha de Jerimot, neta de Davi, cuja mãe era Abiail filha de Eliab, neta de Jessé. 19 Os filhos que ela lhe deu foram Jeús, Semerias e Zoom.

2Crôn 11:18 e 19 - B6 - (Bíblia Ave Maria) - 18 Roboão tomou por esposas Maalat, filha de Jerimot, filho de Davi, (e) Abiai, filha de Eliab, filho de Isaí. 19 Esta lhe deu à luz os filhos: Jeus, Somoria e Zom 

2Crôn 11:18 e 19 - B9 - (Bíblia de  Jerusalém) - 18 Roboam tomó por mujer a Majalat, hija de Yerimot, hijo de David y de Abiháyil, hija de Eliab, hijo de Jesé.  19 "Esta le dio los hijos Yeús, Semarías y Zaham" 

Roboão se casou também com Abiail, filha de Eliab, filho de Isai, da qual teve os filhos Jeús , Somorias, e Zoom - 2Crôn 11:18 e 19 - B1 -; - B2 -; - B6 -; - B9 -. Diversos

2Crôn 11:18 e 19 - B1 - 18 E casou Roboão com Maalat, filha de Jerimot, filho de Davi, e também com Abiail, filha de Eliab, filho de Isai, 19 da qual teve os filhos Jeús, e Somorias, e Zoom.

2Crôn 11:18 e 19 - B2 - 18 Roboão se casou com Maalat filha de Jerimot, neta de Davi, cuja mãe era Abiail filha de Eliab, neta de Jessé. 19 Os filhos que ela lhe deu foram Jeús, Semerias e Zoom.

2Crôn 11:18 e 19 - B6 - (Bíblia Ave Maria) - 18 Roboão tomou por esposas Maalat, filha de Jerimot, filho de Davi, (e) Abiai, filha de Eliab, filho de Isaí. 19 Esta lhe deu à luz os filhos: Jeus, Somoria e Zom 

2Crôn 11:18 e 19 - B9 - (Bíblia de  Jerusalém) - 18 Roboam tomó por mujer a Majalat, hija de Yerimot, hijo de David y de Abiháyil, hija de Eliab, hijo de Jesé.  19 "Esta le dio los hijos Yeús, Semarías y Zaham" 

Roboão se casou também com Maaca, filha de Absalão, da qual teve Abia, Etai, Ziza e Salomit - 2Crôn 11:20 - B2 -. Diversos

2Crôn 11:20 - B2 - 20 Depois ele se casou com Maaca filha de Absalão, que lhe deu os filhos Abias (- B1 - Abia), Etai, Ziza e Salomit.

Roboão se casou com 18 mulheres e tinha 60 concubinas, tendo 28 filhos e 60 filhas. E Roboão amou mais a Maaca sobre todas as suas mulheres, e pôs Abia, filho de Maaca sobre todos os seus irmãos, porque tinha a intenção de o fazer rei - 2Crôn 11:21 a 23 - B2 -. Diversos

2Crôn 11:21 a 23 - B2 - 21 Roboão amava Maaca filha de Absalão, mais que todas as outras mulheres e concubinas. Ele tinha 18 mulheres e 60 concubinas e lhe nasceram 28 filhos e 60 filhas.

22 Roboão nomeou Abias filho de Maaca, príncipe no meio de seus irmãos, pois pretendia transferir-lhe a realeza. 23 Distribuiu todos os demais filhos pelas diversas regiões de Judá e Benjamim, pelas cidades fortificadas, fornecendo-lhes meios de subsistência em abundância; e lhes deu mulheres em casamento (- B1 - 23 porque era o mais avisado, e o mais poderoso do que todos os seus filhos, e em todos os territórios de Judá, e de Benjamim, e em todas as cidades muradas: e lhes deu alimentos em suma abundância, e pediu para eles muitas mulheres.).

Roboão após fixar o seu reino, deixou a lei do Senhor, e com ele todo o Israel (como se refere a todo o Israel, se ele reinava somente sobre Judá e Benjamim?) - 2Crôn 12:1 - B2 -. Diversos

2Crôn 12:1 - B2 - 1 Ora, quando o governo de Roboão estava consolidado e ele no auge do poder, abandonou a lei do Senhor e todo o Israel com ele.

Roboão fez o mal, e não preparou seu coração para buscar o Senhor - 2Crôn 12:14 - B2 -. Diversos

2Crôn 12:14 - B2 - 14 Ele praticou o mal, porque não se preocupou muito em estar unido ao Senhor (- B1 - e não preparou o seu coração para buscar o Senhor).

Ações de Roboão estão escritas nos "Livros do Profeta Semeias", e no "Livro de Ado o Vidente" - 2Crôn 12:15 - B2 -. Diversos

2Crôn 12:15 - B2 - 15 As atividades de Roboão, desde as primeiras até as últimas, estão registradas nas Crônicas do profeta Semeías e do vidente Ado (- B1 - estão escritas nos livros do Profeta Semeias e, e de Ado o Vidente). Durante todo o tempo havia guerras entre Roboão e Jeroboão.

Roboão e Jeroboão tiveram guerras entre si durante todos os seus dias - 2Crôn 12:15 - B2 -. Diversos

2Crôn 12:15 - B2 - 15 As atividades de Roboão, desde as primeiras até as últimas, estão registradas nas Crônicas do profeta Semeías e do vidente Ado (- B1 - estão escritas nos livros do Profeta Semeias e, e de Ado o Vidente). Durante todo o tempo havia guerras entre Roboão e Jeroboão.

Roboão adormeceu com seus pais, sendo sepultado na cidade de Davi  - 2Crô12:16 - B2 -. Diversos

2Crô12:16 - B2 - 16 Finalmente foi repousar junto a seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi. Seu filho Abias (- B1 - Abia) lhe sucedeu no trono.

Abia, filho de Roboão, reinou em seu lugar - 2Crô12:16 - B2 -. Diversos

2Crô12:16 - B2 - 16 Finalmente foi repousar junto a seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi. Seu filho Abias (- B1 - Abia) lhe sucedeu no trono.

 

Índice - Final do índice

Dicionário - Início do reinado - Rei de Judá e Benjamim - Diversos

Reis 49_ZZE - Crônicas de Roboão.

Referências - 12/10/2016

João Batista Trigo Moreira

Objetivo - O objetivo da pesquisa é o estudo do tema apocalipse, tomando-se como base para leitura a bíblia - (B1) - e as bíblias 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 para dirimir dúvidas de entendimento da leitura.

Nenhum dos textos originais de cada bíblia foi alterado, sendo transcritos na sua íntegra, ressalvando-se erros de datilografia quando identificados.

Durante a pesquisa surgiram novos temas que foram incluídos à pesquisa inicial em novos títulos. Em 28/03/2004 são 29 títulos, sendo alguns divididos em sub-títulos, conforme o arquivo índice.doc.

Na pesquisa há algumas conclusões ou dúvidas em sua forma inicial. Estas  conclusões ou dúvidas foram aperfeiçoadas ou dirimidas durante a pesquisa. Porém ainda estão como foram descritas naquele momento.  Posteriormente  será necessário rever toda a pesquisa, para atualizar estes itens.

Para cada item da pesquisa, são referenciados vários pontos da bíblia, para permitir  uma melhor conclusão.

A grafia de diversas palavras, como nomes de lugares, pessoas, objetos, pesos, medidas, meses, etc. são diferentes nas diversas bíblias. Como padrão, nos meus índices e comentários sigo a grafia da bíblia 1, utilizada para leitura, e nas transcrições das demais bíblias, utilizo as próprias grafias. O resultado disto é que uma certa palavra pode estar escrita com mais de uma forma.

A transcrição das bíblias para a pesquisa, é feita de forma integra, incluindo a pontuação e grafia de cada bíblia, ressalvados erros de digitação quando identificados. As bíblias atribuem nomes parecidos a pessoas, coisas ou lugares, o que será percebido na comparação dos textos.

As transcrições iniciais foram retiradas da bíblia - (B1) - de tradução do Padre Antônio Pereira de Figueiredo, editada pela Editora Paumape Ltda. - R. Bento Freitas,362 - 3’ and. - (011) 258-7895 - CEP 01220 - S. Paulo / SP.

Posteriormente para as transcrições foi utilizada a bíblia - (B2) - de co-editoria da Editora Vozes Ltda. com a Seafox Engenharia de Software, Comissariado da Terra Santa e James King, em CD Rom. Editora vozes: R. Frei Luis, 100 - caixa postal 90023 - (0242) 43-5112 - Petrópolis / RJ.

A partir de 8/11/1998 foram incluídos textos de outra bíblia - (B3) - (bíblia de bolso) da editora Edições Paulinas, traduzida da Vulgatra e anotada pelo Pe. Matos Soares, com aprovação eclesiástica, edição de 1982. O objetivo foi dirimir dúvidas entre as duas primeiras bíblias, com ênfase a Dan 8:14.

Em 8/11/1998 foi também incluída uma quarta bíblia - (B4) - da editora Edições Loyola, com traduções dos textos originais hebraico e grego, edição de 1995 com direção de Gabriel C. Galache – ISBN 85-15-01258-8. Edições Loyola – Rua 1822 núm. 347 – Ipiranga São Paulo SP – Cep 04216-000 – Caixa postal 42.335 – Cep 04299-970 – Fone (011)914-1922 e Fax (011) 63-4275.

Em 9/10/2005 foi incluída uma quinta bíblia - (B5) - da imprensa bíblica brasileira,  59ª impressão - 1984, com tradução para o português por João Ferreira de Almeida. Com o certificado núm. 26.617 BN da JUERP / Imprensa Bíblica Brasileira. A Imprensa Bíblia Brasileira foi criada em 1940, sendo uma divisão da Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira (JUERP), e foi a primeira  entidade a imprimir a bíblia no Brasil.

A partir de 17/07/2011 passei a incluir consultas às bíblia na Internet, no site http://www.bibliacatolica.com.br/, com as transcrições: - B6 - Bíblia Ave Maria, - B7 - Bíblia da CNBB, - B8 - Bíblia Sagrada, - B9 - La Bíblia de Jerusalém, - B 10 - Catholic Public Domain Version e no Site https://www.bibliaonline.com.br - B11 - Versão Católica em Português.

Quando for necessário, para melhor entendimento do texto, serão descritos os textos de duas ou mais bíblias, com a adição das letras (B1), (B2), e assim por diante. Quando não houver a identificação, o texto pertence à bíblia (B1).

A partir de 17/08/2013 incluí para leitura o "O Evangelho segundo o Espiritismo" de Allan Kardec - (E1) -, tradução de J. Herculano Pires, 4ª edição de fevereiro de 1995, do 48º ao 62º milheiro, da Livraria e Editora Espírita Humberto de Campos, R. Sto. Amaro, 372 - Bela Vista - São Paulo - SP - CGC 61.669.966/0003-72.

Para transcrição dos textos foi utilizado "O Evangelho segundo o Espiritismo" - (E2) -, retirada da Internet em PDF, tradução de J. Herculano Pires, 59a Edição de novembro de 2003, do 1132° ao 1151° milheiro, da LAKE - Livraria Allan Kardec Editora (Instituição Filantrópica) Rua Assunção, 45 - Brás - São Paulo - SP - CEP 03005-020 - Tels.: (011) 229-1227 e 229-0526

Programa utilizado para a digitação dos textos - Word da Microsoft, nas versões 95, 97, 2000, XP e 2003, conforme a época. Utilização do Front Page da Microsoft para edição em html a partir de 12-10-2004.

Convenções:

“?”  - Pesquisar melhor o assunto, ou verificar transcrição.

(·) - Informa que há um texto extenso complementar no final da pesquisa.

- (B1) - ou sem identificação, textos extraídos da bíblia 1.

- (B2) - Textos extraídos da bíblia 2, e assim sucessivamente.

(  ) - Textos entre parênteses, são em geral comentários meus, ou títulos apresentados na bíblia.

Sugestão para se titularizar um item da pesquisa:

Cada item dos índices deve estar no mesmo parágrafo, para facilitar a ordenação em ordem alfa-numérica.

Colocar como primeiras palavras do título, as que melhor definem o assunto do tema.
Ex:
Castigo Divino nunca é completamente destruidor.
Como título principal temos as palavras "Castigo Divino", onde será colocado o link e como título auxiliar, temos "
nunca é completamente destruidor"
Ex:
Carta ao anjo da igreja de Smirna.
Ex: Anúncio da vinda de Jesus.
Ex:
Messias, vinda do messias, montado sobre um jumento. Neste caso a palavra Messias foi repetida no
título auxiliar, para melhor definir o sentido do tema.

 

Índice - Final do índice

Dicionário - Início do reinado - Rei de Judá e Benjamim - Diversos

Reis 49_ZZE - Crônicas de Roboão.

Marcos e datas da pesquisa 

Início     - 01/10/2017

Início da terceira leitura da bíblia (1 simples e 2 para a pesquisa) - 24/10/2004

Adição   - 08/10/2017

Adição   - 15/10/2017

Adição   - 29/10/2017

-

-

-

Término -   /  / 

Índice - Final do índice

Dicionário - Início do reinado - Rei de Judá e Benjamim - Diversos

Reis 49_ZZE - Crônicas de Roboão.