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Pesquisa de outras religiões -
Alcorão e o Islam - 2ª Surata. |
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Al-Bácara - A
Vaca
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Externas 37_S_2_B -
Pesquisa de outras religiões -
Alcorão e o Islam - 2ª Surata. |
- Refer. - Descrição
Al-Bácara - A
Vaca
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Revelada em Madina, 286 versículos.
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Índice EXT_37_S_2_B
Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
- Alef, Lam, Mim.
- Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos
temente a Deus;
- Que crêem no incognoscível, observam a oração e
gastam daquilo com que os agraciamos;
- Que crêem no que te foi revelado (ó Mohammad), no
que foi revelado antes de ti e estão persuadidos da
outra vida.
- Estes possuem a orientação do seu Senhor e estes
serão os bem-aventurados.
- Quanto aos incrédulos, tento se lhes dá que os
admoestes ou não os admoestes; não crerão.
- Deus selou os seus corações e os seus ouvidos; seus
olhos estão velados e sofrerão um severo castigo.
- Entre os humanos há os que dizem: Cremos em Deus e
no Dia do Juízo Final. Contudo, não são fiéis.
- Pretendem enganar Deus e os fiéis, quando só enganam
a si mesmos, sem se aperceberem disso.
- Em seus corações há morbidez, e Deus os aumentou em
morbidez, e sofrerão um castigo doloroso por suas
mentiras.
- Se lhes é dito: Não causeis corrupção na terra,
afirmaram: Ao contrário, somos conciliadores.
- Acaso, não são eles os corruptores? Mas não o
sentem.
- Se lhes é dito: Crede, como crêem os demais humanos,
dizem: Temos de crer como crêem os néscios? Em verdade,
eles sãos os néscios, porém não o sabem.
- Em quando se deparam com os fiéis, asseveram:
Cremos. Porém, quando a sós com os seus sedutores,
dizem: Nós estamos convosco; apenas zombamos deles.
- Mas Deus escarnecerá deles e os abandonará,
vacilantes, em suas transgressões.
- São os que trocaram a orientação pelo extravio; mas
tal troca não lhes trouxe proveito, nem foram
iluminados.
- Parecem-se com aqueles que fez arder um fogo; mas,
quando este iluminou tudo que o rodeava, Deus
extinguiu-lhes a luz, deixando-os sem ver, nas trevas.
- São surdos, mudos, cegos e não se retraem (do erro).
- Ou como (aquele que, surpreendidos por) nuvens do
céu, carregadas de chuva, causando trevas, trovões e
relâmpagos, tapam os seus ouvidos com os dedos, devido
aos estrondos, por temor à morte; mas Deus está
inteirado dos incrédulos.
- Pouco falta para que o relâmpago lhes ofusque a
vista. Todas as vezes que brilha, andam à mercê do seu
fulgor e, quando some, nas trevas se detêm e, se Deus
quisesse, privá-los-ia da audição e da visão, porque é
Onipotente.
- Ó humanos, adorai o vosso Senhor, Que vos criou, bem
como aos vossos antepassados, quiçá assim
tornar-vos-íeis virtuosos.
- Ele fez-vos da terra um leito, e do céu um teto, e
envia do céu a água, com a qual faz brotar os frutos
para o vosso sustento. Não atribuais rivais a Deus, conscientemente.
- E se tendes dúvidas a respeito do que revelamos ao
Nosso servo (Mohammad), componde uma surata semelhante à
dele (o Alcorão), e apresentai as vossas testemunhas,
independentemente de Deus, se estiverdes certos.
- Porém, se não o dizerdes – e certamente não podereis
fazê-lo – temei, então, o fogo infernal cujo combustível
serão os idólatras e os ídolos; fogo que está preparado
para os incrédulos.
- Anuncia (ó Mohammad) os fiéis que praticam o bem que
obterão jardins, abaixo dos quais correm os rios. Toda
vez que forem agraciados com os seus frutos, dirão: Eis
aqui o que nos fora concedido antes! Porém, só o será na
aparência. Ali terão companheiros imaculados e ali
morarão eternamente.
- Deus não Se furta em exemplificar com um
insignificante mosquito
ou com algo maior ou menor do que ele. E os fiéis sabem
que esta é a verdade emanada de seu Senhor. Quanto aos
incrédulos, asseveram: Que quererá significar Deus com
tal exemplo? Com isso desvia muitos e encaminha muitos
outros. Mas, com isso, só desvia os depravados.
- Que violam o pacto com Deus, depois de o terem
concluído; separam o que Deus tem ordenado manter unido
e fazem corrupção na terra. Estes serão desventurados.
- Como ousais negar a Deus, uma vez que éreis inertes
e Ele vos deu a vida, depois vos fará morrer, depois vos
ressuscitará e então retornais a Ele?
- Ele foi Quem vos criou tudo quando existe na terra;
então, dirigiu Sua vontade até o firmamento do qual fez,
ordenadamente, sete céus, porque é Onisciente.
- (Recorda-te ó Profeta) de quando teu Senhor disse
aos anjos: Vou instituir um legatário na terra!
Perguntaram-Lhe: Estabelecerás nela quem alí fará
corrupção, derramando sangue, enquanto nós celebramos
Teus louvores, glorificando-Te? Disse (o Senhor): Eu sei
o que vós ignorais.
- Ele ensinou a Adão todos os nomes e depois
apresentou-os aos anjos e lhes falou: Nomeai-os para Mim
e estiverdes certos.
- Disseram: Glorificado sejas! Não possuímos mais
conhecimentos além do que Tu nos proporcionaste, porque
somente Tu és Prudente, Sapientíssimo.
- Ele ordenou: Ó Adão, revela-lhes os seus nomes. E
quando ele lhes revelou os seus nomes, asseverou (Deus):
Não vos disse que conheço o mistério dos céus e da
terra, assim como o que manifestais e o que ocultais?
- E quando dissemos aos anjos: Prostrai-vos ante Adão!
Todos se prostraram, exceto Lúcifer
que, ensoberbecido, se negou, e incluiu-se entre os
incrédulos.
- Determinamos: Ó Adão, habita o Paraíso
com a tua esposa e desfrutai dele com a prodigalidade
que vos aprouver; porém, não vos aproximeis desta
árvore, porque vos contareis entre os iníquos.
- Todavia, Satã os seduziu, fazendo com que saíssem do
estado (de felicidade) em que se encontravam. Então
dissemos: Descei!
Sereis inimigos uns dos outros, e, na terra, tereis
residência e gozo transitórios.
- Adão obteve do seu Senhor algumas palavras de
inspiração,
e Ele o perdoou, porque é o Remissório, o
Misericordioso.
- E ordenamos: Descei todos aqui! Quando vos chegar de
Mim a orientação, aqueles que seguirem a Minha
orientação não serão presas do temor, nem se
atribularão.
- Aqueles que descrerem e desmentirem os Nossos
versículos serão os condenados ao inferno, onde
permanecerão eternamente.
- Ó israelitas, recordai-vos das Minhas mercês, com as
quais vos agraciei. Cumpri o vosso compromisso, que
cumprirei o Meu compromisso, e temei somente a Mim.
- E crede no que revelei, e que corrobora a revelação
que vós tendes; não sejais os primeiros a negá-lo, nem
negocieis as Minhas leis a vil preço, e temei a Mim,
somente,
- E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a
oculteis, sabendo-a.
- Praticai a oração pagai o zakat
e genuflecti, juntamente com os que genuflectem.
- Ordenais, acaso, às pessoas a prática do bem e
esqueceis, vós mesmos, de fazê-lo, apesar de lerdes o
Livro? Não raciocinais?
- Amparai-vos na perseverança e na oração. Sabei que
ela (a oração) é carga pesada, salvo para os humildes,
- Que sabem que encontrarão o seu Senhor e a Ele
retornarão.
- Ó Israelitas, recordai-vos das Minhas mercês, com as
quais vos agraciei, e de que vos preferi aos vossos
contemporâneos.
- E temei o dia em que nenhuma alma poderá advogar por
outra, nem lhe será admitida intercessão alguma, nem lhe
será aceita compensação, nem ninguém será socorrido!
- Recordai-vos de quando vos livramos do povo do
Faraó, que vos infligia o mais cruel castigo, degolando
os vossos filhos e deixando com vida as vossas mulheres.
Naquilo tivestes uma grande prova do vosso Senhor.
- E de quando dividimos o mar e vos salvamos, e
afogamos o povo do Faraó, enquanto olháveis.
- E de quando instituímos o pacto das quarenta noites
de Moisés
e que vós, em sua ausência, adorastes do bezerro,
condenando-vos.
- Então, indultamo-vos, depois disso, para que
ficásseis agradecidos.
- E de quando concedemos a Moisés o Livro e o
Discernimento, para que vos orientásseis!
- E de quando Moisés disse ao seu povo: Ó povo meu,
por certo que vos condenastes, ao adorardes o bezerro.
Voltai, portanto, contritos, penitenciando-vos para o
vosso Criador, e imolai-vos mutuamente.
Isso será preferível, aos olhos do vosso Criador. Ele
vos absolverá, porque é o Remissório, o Misericordioso.
- E de quando dissestes: Ó Moisés, não creremos em ti
até que vejamos Deus claramente! E a centelha vos
fulminou, enquanto olháveis.
- Então, vos ressuscitamos, após a vossa morte, para
que assim, talvez, Nos agradecêsseis.
- E vos agraciamos, com as sombras das nuvens e vos
enviamos o maná
e as codornizes, dizendo-vos: Comei de todas as coisas
boas com que vos agraciamos! (Porém, o desagradeceram)
e, com isso, não Nos prejudicaram, mas prejudicaram a si
mesmos.
- E quando vos dissemos: Entrai nessa cidade
e comei com prodigalidade do que vos aprouver, mas
entrai pela porta, prostrando-vos, e dizei: Remissão!
Então, perdoaremos as vossas faltas e aumentaremos a
recompensa dos benfeitores.
- Os iníquos permutaram as palavras por outras que não
lhe haviam sido ditas, pelo que enviamos sobre eles um
castigo do céu, por sua depravação.
- E de quando Moisés Nos implorou água para o seu
povo, e lhe dissemos: Golpeia a rocha com o teu cajado!
E de pronto brotaram dela doze
mananciais, e cada grupo reconheceu o seu. Assim, comei
e bebei da graça de Deus, e não cismeis na terra,
causando corrupção.
- E de quando dissestes: Ó Moisés, jamais nos
conformaremos com um só tipo de alimento! Roga ao teu
Senhor que nos proporcione tudo quanto a terra produz:
suas hortaliças, seus pepinos, seus alhos, suas
lentilhas e suas cebolas! Perguntou-lhes: Quereis trocar
o melhor pelo pior? Pois bem: Voltai para o Egito,
onde terei que implorais! E foram condenados à
humilhação e à indigência, e incorreram na abominação de
Deus; isso, porque negaram os versículos os versículos
de Deus e assassinaram injustamente os profetas. E
também porque se rebelaram e foram agressores.
- Os fiéis, os judeus, os cristãos, e os sabeus, enfim
todos os que crêem em Deus, no Dia do Juízo Final, e
praticam o bem, receberão a sua recompensa do seu Senhor
e não serão presas do temor, nem se atribuirão.
- E de quando exigimos o vosso compromisso e
levantamos acima de vós o Monte,
dizendo-vos: Apegai-vos com firmeza ao que vos
concedemos e observai-lhe o conteúdo, quiçá (Me) temais.
- Apesar disso, recusaste-lo depois e, se não fosse
pela graça de Deus e pela Sua misericórdia para
convosco, contar-vos-íeis entre os desventurados.
- Já sabeis o que ocorreu àqueles, dentre vós, que
profanaram o sábado; a esses dissemos: "Sede símios
desprezíveis!"
- E disso fizemos um exemplo para os seus
contemporâneos e para os seus descendentes, e uma
exortação para os tementes a Deus.
- E de quando Moisés disse ao seu povo: Deus vos
ordena sacrificar uma vaca. Disseram: Zombas, acaso, de
nós? Respondeu: Guarda-me Deus de contar-me entre os
insipientes!
- Disseram: Roga ao teu Senhor para que nos indique
como ela deve ser. Explicou-lhes: Ele afirma que há de
ser uma vaca que não seja nem velha, nem nova, de
meia-idade. Fazei, pois, o que vos é ordenado.
- Disseram: Roga ao teu Senhor, para que nos indique a
cor dela. Tornou a explicar: Ele diz que tem de ser uma
vaca de cor jalne que agrade os observadores.
- Disseram: Roga ao teu Senhor para que nos indique
como deve ser, uma vez que todo bovino nos parece igual
e, se a Deus aprouver, seremos guiados.
- Disse-lhes: Ele diz que tem de ser uma vaca mansa,
não treinada para labor da terra ou para rega dos
campos; sem defeitos, sem manchas. Disseram: Agora
falaste a verdade. E a sacrificaram, ainda que pouco
faltasse para que não o fizessem.
- E de quando assassinastes um ser e disputastes a
respeito disso; mas Deus revelou tudo quanto ocultáveis.
- Então ordenamos: Golpeai-o (o morto), com um pedaço
dela (rês sacrificada). Assim Deus ressuscita os mortos
vos manifesta os seu sinais, para que raciocineis.
- Apesar disso os vossos corações se endurecem; são
como as rochas, ou ainda mais duros. De algumas rochas
brotam rios e outras se fendem e delas mana a água, e há
ainda outras que desmoronam, por temor a Deus. Mas Deus
não está desatento a tudo quanto fazeis.
- Aspirais, acaso, a que os judeus creiam em vós,
sendo que alguns deles escutavam as palavras de Deus e,
depois de as terem compreendido, alteravam-nas
conscientemente?
- Quando se encontramcom os fiéis, declaram: Cremos! Porém, quando se reúnem
entre si, dizem: Relatar-lhes-eis o que Deus vos revelou
para que, com isso, vos refutem perante o vosso Senhor?
Não raciocinais?
- Ignoram, acaso, que Deus sabe tanto o que ocultam,
como o que manifestam?
- Entre eles há iletrados que não compreendem o Livro,
a não ser segundo os seus desejos, e não fazem mais do
que conjecturar.
- Ai daqueles que copiam o Livro, (alterando-o) com as
suas mãos, e então dizem: Isto emana de Deus, para
negociá-lo a vil preço. Ai deles, pelo que as suas mãos
escreveram! E ai deles, pelo que lucraram!
- E asseveram: O fogo não vos atormentará, senão por
dias contados. Pergunta-lhes: Recebestes, acaso, de Deus
um compromisso? Pois sabei que Deus jamais quebra o Seu
compromisso. Ou dizeis de Deus o que ignorais?
- Qual! Aqueles que lucram por meio de um mal e estão
envolvidos por suas faltas serão os condenados ao
inferno, no qual permanecerão eternamente.
- Os fiéis, que praticam o bem, serão os diletos do
Paraíso, onde morarão eternamente.
- E de quando exigimos o compromisso dos israelitas,
ordenando-lhes: Não adoreis senão a Deus; tratai com
benevolência vossos pais e parentes, os órfãos e os
necessitados; falai ao próximo com doçura; observai a
oração e pagai o zakat. Porém, vós renegastes
desdenhosamente, salvo um pequeno número entre vós.
- E de quando exigimos nosso compromisso,
ordenando-vos: Não derrameis o vosso sangue, nem vos
expulseis reciprocamente de vossas casas; logo o
confirmastes e testemunhastes.
- No entanto, vede o que fazeis: estais vos matando;
expulsais das vossas casas alguns de vós, contra quem
demonstrais injustiça e transgressão; e quando os fazeis
prisioneiros, pedis resgate por eles, apesar de saberdes
que vos era proibido bani-los. Credes, acaso, em uma
parte do Livro e negais a outra? Aqueles que, dentre
vós, tal cometem, não receberão, em troca, senão
aviltamento, na vida terrena e, no Dia da Ressurreição,
serão submetidos ao mais severo dos castigo. E Deus não
está desatento em relação a tudo quanto fazeis.
- São aqueles que negociaram a vida futura pela vida
terrena; a esses não lhes será atenuado o castigo, nem
serão socorridos.
- Concedemos o Livro a Moisés, e depois dele enviamos
muitos mensageiros, e concedemos a Jesus, filho de
Maria, as evidências, e o fortalecemos com o Espírito da
Santidade.
Cada vez que vos era apresentado um mensageiro,
contrário aos vossos interesses, vós vos ensoberbecíeis!
Desmentíeis uns e assassináveis outros.
- Disseram: Nossos corações são insensíveis!
Qual! Deus os amaldiçoou por sua incredulidade. Quão
pouco acreditam!
- Quando, da parte de Deus, lhes chegou um Livro
(Alcorão), corroborante do seu – apesar de antes terem
implorado a vitória sobre os incrédulos – quando lhes
chegou o que sabiam, negaram-no. Que a maldição de Deus
caia sobre os ímpios!
- A que vil preço se venderam, ao renegarem o que Deus
tinha revelado! Fizeram-no injustamente, inconformados
de que Deus revelasse a Sua graça a quem Lhe aprouvesse,
dentre os Seus servos. Assim, atraíram sobre si
abominação após abominação. Os incrédulos sofrerão um
castigo afrontoso.
- Quando lhes é dito: Crede no que Deus revelou!
Dizem: Cremos no que nos foi revelado. E rejeitam o que
está além disso (Alcorão), embora seja a verdade
corroborante da que já tinham. Dize-lhes: Por que,
então, assassinastes os profetas de Deus, se éreis
fiéis?
- Já Moisés vos havia apresentado as evidências e, em
sua ausência, adorastes o bezerro, condenando-vos.
- E quando aceitamos o vosso compromisso e elevamos o
Monte acima de vós, dizendo-vos: Recebei com firmeza
tudo quanto vos concedermos e escutai!, disseram: Já
escutamos, porém nos rebelamos! E, por sua
incredulidade, imbuíram
os seus corações com a adoração do bezerro. Dize-lhes:
Quão detestáveis é o que vossa crença vos inspira, se é
que sois fiéis!
- Dize-lhes: "Se a última morada, ao lado de Deus, é
exclusivamente vossa em detrimento dos demais, desejai
então a morte, se estiverdes certos."
- Porém, jamais a desejariam, por causa do que
cometeram as suas mãos; e Deu bem conhece os iníquos.
- Tu os acharás mais ávidos de viver do que ninguém,
muito mais do que os idólatras, pois cada um deles
desejaria viver mil anos; porém, ainda que vivessem
tanto, isso não os livraria do castigo, porque Deus bem
vê tudo quanto fazem.
- Dize-lhes Quem for inimigo
de Gabriel, saiba que ele, com o beneplácito de Deus,
impregnou-te (o Alcorão) no coração, para corroborar o
que foi revelado antes; é orientação e alvíssaras de
boas novas para os fiéis.
- Quem for inimigo de Deus, de Seus anjos, dos Seus
mensageiros, de Gabriel e de Miguel, saiba que Deus é
adversário dos incrédulos.
- Revelamos-te lúcidos versículos e ninguém ousará
negá-los, senão os depravados.
- Será possível que, cada vez que contraem um
compromisso, haja entre eles um grupo que o quebre? Em
verdade, a maioria não crê.
- E quando lhes foi apresentado um Mensageiro
(Mohammad) de Deus, que corroborou o que já possuíam,
alguns dos adeptos do Livro (os judeus) atiraram às
costas o Livro de Deus, como se não o conhecessem.
- E seguiram o que os demônios apregoavam, acerca do
Reinado de Salomão. Porém, Salomão nunca foi incrédulo,
outrossim foram os demônios que incorreram na
incredulidade. Ensinaram aos homens a magia e o que foi
revelado aos dois anjos, Harut e Marut,
na Babilônia. Ambos, a ninguém instruíram, se quem
dissessem: Somos tão somente uma prova; não vos torneis
incrédulos! Porém, os homens aprendiam de ambos como
desunir o marido da sua esposa. Mas, com isso não podiam
prejudicar ninguém, a não ser com a anuência de Deus. Os
homens aprendiam o que lhes era prejudicial e não o que
lhes era benéfico, sabendo que aquele que assim agisse,
jamais participaria da ventura da outra vida. A que vil
preço se venderam! Se soubessem...
- Todavia, se tivessem acreditado, e temido, teriam
obtido a melhor recompensa de Deus. Se o soubessem!...
- Ó fiéis, não digais (ao Profeta Mohammad): "Raina",
outrossim dizei: "Arzurna" e escutai. Sabei que os
incrédulos sofrerão um doloroso castigo.
- Aos incrédulos, dentre os adeptos do Livro, e aos
idólatras, agradaria que não vos fosse enviada nenhuma
mercê do vosso Senhor; mas Deus outorga a Sua Clemência
exclusivamente a quem Lhe apraz, porque é Agraciante por
excelência.
- Não ab-rogamos nenhum versículo,
nem fazemos com que seja esquecido (por ti), sem
substituí-lo por outro melhor ou semelhante. Ignoras,
por acaso, que Deus é Onipotente?
- Porventura, não sabes que a Deus pertence o reino
dos céus e da terra e que, além de Deus, (vós) não
tereis outro protetor, nem defensor?
- Pretendeis interrogar o vosso Mensageiro, como
anteriormente foi interrogado Moisés? (Sabei que) aquele
que permuta a fé pela incredulidade desvia-se da
verdadeira senda.
- Muitos dos adeptos do Livro, por inveja, desejariam
fazer-vos voltar à incredulidade, depois de terdes
acreditado, apesar de lhes ter sido evidenciada a
verdade. Tolerai e perdoai,
até que Deus faça cumprir os Seus desígnios, porque Deus
é Onipotente.
- Observai a oração, pagai o zakat e sabei que todo o
bem que apresentardes para vós mesmo, encontrareis em
Deus, porque Ele bem vê tudo quando fazeis.
- Disseram: Ninguém entrará no Paraíso, a não ser que
seja judeu ou cristão. Tais são as suas idéias
fictícias. Dize-lhes: Mostrai vossa prova se estiverdes
certos.
- Qual! Aqueles que se submeteram a Deus e são
caritativos obterão recompensa, em seu Senhor, e não
serão presas do temor, nem se atribularão.
- Os judeus dizem: Os cristãos não têm em que se
apoiar! E os cristãos dizem: O judeus não têm em que se
apoiar!, apesar de ambos lerem o Livro. Assim também os
néscios dizem coisas semelhantes. Porém, Deus julgará
entre eles, quanto às suas divergências, no Dia da
Ressurreição.
- Haverá alguém mais iníquo do que aquele que impede
que o nome de Deus seja celebrado em santuários e se
esforça por destruí-los? Estes não deveriam adentrá-los
senão, temerosos; sobre eles recairá, pois, o
aviltamento deste mundo e, no outro, sofrerão um severo
castigo.
- Tanto o levante como o poente pertencem a Deus e,
aonde quer que vos dirijais, notareis o Seus Rosto,
porque Deus é Munificente, Sapientíssimo.
- Dizem (os cristãos): Deus adotou um filho!
Glorificado seja! Pois a Deus pertence tudo quanto
existe nos céus e na terra, e tudo está consagrado a Ele.
- Ele é o Originador dos céus e da terra e, quando
decreta algo, basta-Lhe dizer: "Seja!" e ele é.
- Os néscios dizem: "Por que Deus não fala conosco, ou
nos apresenta um sinal?" Assim falaram, com as mesmas
palavras, os seus antepassados, porque os seus corações
se assemelham aos deles. Temos elucidado os versículos
para a gente persuadida.
- Por certo (ó Mensageiro) que te enviamos com a
verdade, como alvissareiro e admoestador, e que não
serás responsabilizado pelos réprobos.
- Nem os judeus, nem os cristãos, jamais estão
satisfeitos contigo, a menos que abraces os seus credos.
Dize-lhes: "Por certo que a orientação de Deus é a
Orientação!" Se te renderes aos seus desejos, depois de
te Ter chegado o conhecimento, fica sabendo que não
terás, em Deus, Protetor, nem Defensor.
- Aqueles a quem concedemos o Livro recitam-no como
ele deve ser recitado. São os que acreditam nele; porém,
aqueles que o negarem serão desventurados.
- Ó israelitas, recordai-vos das Minhas mercês com as
quais vos agraciei, e de que vos preferi aos vossos
contemporâneos.
- E temei o dia em que nenhuma alma poderá advogar por
outra alma, nem lhe será aceita compensação, nem lhe
será admitida intercessão alguma, nem ninguém será
socorrido.
- E quando o seu Senhor pôs à prova Abraão, com certos
mandamentos, que ele observou, disse-lhe:
"Designar-te-ei Imam
dos homens." (Abraão) perguntou: E também o serão os
meus descendentes? Respondeu-lhe: Minha promessa não
alcançará os iníquos.
- Lembrai-vos que estabelecemos a Casa ,
para o congresso e local de segurança para a humanidade:
Adotai a Estância de Abraão por oratório. E estipulamos
a Abraão e a Ismael, dizendo-lhes: "Purificai Minha
Casa, para os circundantes (da Caaba), os retraídos, os
que genuflectem e se prostram.
- E quando Abraão implorou: Ó senhor meu, faze com que
esta cidade seja de paz, e agracia com frutos( os seus habitantes que crêem em Deus e no Dia do Juízo
Final! Deus respondeu: Quanto aos incrédulos dar-lhe-ei
um desfrutar transitório e depois os condenarei ao
tormento infernal. Que funesto destino!
- E quando Abraão e Ismael levantaram os alicerces da
Casa, exclamaram: Ó Senhor nosso, aceita-a de nós pois
Tu és Oniouvinte, Sapientíssimo.
- Ó Senhor nosso, permite que nos submetamos a Ti e
que surja, da nossa descendência, uma nação submissa à
Tua vontade. Ensina-nos os nossos ritos e absolve-nos,
pois Tu é o Remissório, o Misericordiosíssimo.
- Ó Senhor nosso, faze surgir, dentre eles, um
Mensageiro, que lhes transmita as Tuas leis e lhes
ensine o Livro, e a sabedoria, e os purifique, pois Tu
és o Poderoso, o Prudentíssimo.
- E quem rejeitaria o credo de Abraão, a não ser o
insensato? Já o escolhemos (Abraão), neste mundo e, no
outro, contrar-se-á entre os virtuosos.
- E quando o seu Senhor lhe disse: Submete-te a Mim!,
respondeu: Eis que me submeto ao Senhor do Universo!
- Abraão legou esta crença aos seus filhos, e Jacó aos
seus, dizendo-lhes: Ó filhos meus, Deus vos legou esta
religião; apegai-nos a ela, e não morrais sem serdes
submissos (a Deus).
- Estáveis, acaso, presentes, uando a morte se apresentou a Jacó, que perguntou aos
seus filhos: Que adorareis após a minha morte?
Responderam-lhe: Adoraremos a teu Deus e o de teus pais:
Abraão, Ismael e Isaac; o Deus Único, a Quem nos
submetemos.
- Aquela é uma nação que já passou; colherá o que
mereceu e vós colhereis o que merecerdes, e não sereis
responsabilizados pelo que fizeram.
- Disseram: Sede judeus ou cristãos, que estareis bem
iluminados. Responde-lhes: Qual! Seguimos o credo de
Abraão, o monoteísta,
que jamais se contou entre os idólatras.
- Dizei: Cremos em Deus, no que nos tem sido revelado,
no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó
e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e
no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos
distinção alguma entre eles, e nos submetemos
a Ele.
- Se crerem no que vós credes, iluminar-se-ão; se se
recusarem, estarão em cisma.
Deus ser-vos-á suficiente contra eles, e Ele é o
Oniouvinte, o Sapientíssimo.
- Eis aqui a religião
de Deus! Quem melhor que Deus para designar uma
religião? Somente a Ele adoramos!
- Pergunta-lhes: Discutireis conosco sobre Deus.
Apesar de ser o nosso e o vosso Senhor? Somos
responsáveis por nossas ações assim como vós por vossas,
e somos sinceros para com Ele.
- Podeis acaso, afirmar que Abraão, Ismael, Isaac,
Jacó e as tribos eram judeus ou cristãos? Dize: Acaso,
sois mais sábios do que Deus o é? Haverá alguém mais
iníquo do que aquele que oculta um testemunho recebido
de Deus? Sabei que Deus não está desatento a quanto
fazeis.
- Aquela é uma nação que já passou; colherá o que
mereceu vós colhereis o que merecerdes, e não sereis
responsabilizados pelo que fizeram.
- Os néscios dentre os humanos perguntarão: Que foi
que os desviou de sua tradicional quibla?
Dize-lhes: Só a Deus pertencem o levante e o poente. Ele
encaminhará à senda reta a quem Lhe apraz.
- E, deste modo, (ó muçulmanos), contribuímo-vos em
uma nação de centro(, para que sejais, testemunhas da humanidade, assim como o
Mensageiro e será para vós. Nós não estabelecemos a quibla que tu (ó Mohammad) seguis, senão para distinguir
aqueles que seguem o Mensageiro, daqueles que desertam,
ainda que tal mudança seja penosa, salvo para os que
Deus orienta. E Deus jamais anularia vossa obra, porque
é Compassivo e Misericordiosíssimo para a humanidade.
- Vimos-te (ó Mensageiro) orientar o rosto para o céu;
portanto, orientar-te-emos até a quibla que te
satisfaça. Orienta teu rosto (ao cumprir a oração) para
a Sagrada Mesquita (de Makka)! E vós (crentes), onde
quer que vos encontreis, orientai vossos rosto até ela.
Aqueles que receberam o Livro, bem sabem que isto é a
verdade de seu Senhor; e Deus não está desatento a
quanto fazem.
- Ainda que apresentes qualquer espécie de sinal ante
aqueles que receberam o Livro, jamais adotarão tua
quibla nem tu adotarás a deles; nem tampouco eles
seguirão a quibla de cada um mutuamente. Se te rendesses
aos seus desejos, apesar do conhecimento que tens
recebido, contar-te-ias entre os iníquos.
- Aqueles a quem concedemos o Livro, conhecem-no como
conhecem a seus próprios filhos, se bem que alguns deles
ocultam a verdade, sabendo-a.
- (Esta é a) Verdade emanada de teu Senhor. Não sejas
dos que dela duvidam!
- Cada qual tem um objetivo traçado por Ele.
Empenhai-vos na prática das boas Ações, porquanto, onde
quer que vos acheis, Deus vos fará comparecer, a todos,
perante Ele, porque Deus é Onipotente.
- Aonde quer que te dirijas (ó Mohammad), orienta teu
rosto para a Sagrada Mesquita, porque isto é a verdade
do teu Senhor e Deus não está desatento a quanto fazeis.
- Aonde quer que te dirijas, orienta teu rosto para a
Sagrada Mesquita. Onde quer que estejais (ó muçulmanos),
voltai vossos rostos na direção dela, para que ninguém,
salvo os iníquos, tenha argumento com que refutar-vos.
Não temais! Temei a Mim, a fim de que Eu vos agracie com
Minhas mercês, para que vos ilumineis.
- Assim também escolhemos,
dentre vós, um Mensageiro de vossa raça para vos recitar
Nossos versículos, purificar-vos, ensinar-vos o Livro e
a sabedoria, bem como tudo quanto ignorais.
- Recordai-vos
de Mim, que Eu Me recordarei de vós. Agradecei-Me e não
Me sejais ingratos!
- Ó fiéis, amparai-vos na perseverança e na oração,
porque Deus está com os perseverantes.
- E não digais que estão mortos aqueles que sucumbiram
pela causa de Deus. Ao contrário, estão vivos, porém vós
não percebeis isso.
- Certamente que vos poremos à prova mediante o temor,
a fome, a perda dos bens, das vidas e dos frutos. Mas tu
(ó Mensageiro), anuncia (a bem-aventurança) aos
perseverantes –
- Aqueles que, quando os aflige uma desgraça, dizem:
Somos de Deus e a Ele retornaremos –
- Estes serão cobertos pelas bênçãos e pela
misericórdia de seu Senhor, e estes são os bem
encaminhados.
- As colinas de Assafa e Almarwa
fazem parte dos rituais de Deus e, quem peregrinar à
Casa,
ou cumprir a ‘umra,
não cometerá pecado algum em percorrer a distância entre
elas. Quem fizer espontaneamente além do que for
obrigatório, saiba que Deus é Retribuidor,
Sapientíssimo.
- Aqueles que ocultam as evidências e a Orientação que
revelamos, depois de as havermos elucidado aos humanos,
no Livro, serão malditos por Deus e pelos imprecadores,
- Salvo os que se arrependeram, emendaram-se e
declararam (a verdade); a estes absolveremos porque
somos o Remissório, o Misericordiosíssimo.
- Sobre os incrédulos, que morrem na incredulidade,
cairá a maldição de Deus, dos anjos e de toda
humanidade.
- Que pesará sobre eles eternamente.
O castigo não lhes será atenuado, nem lhes será dado
prazo algum.
- Vosso Deus e Um só. Não há mais divindade além
d’Ele, o Clemente, o Misericordiosíssimo.
- Na criação dos céus e da terra; na alteração do dia
e da noite; nos navios que singram o mar para o
benefício do homem; na água que Deus envia do céu, com a
qual vivifica a terra, depois de haver sido árida e onde
disseminou toda a espécie animal; na mudança dos ventos;
nas nuvens submetidas entre o céus e a terra, (nisso
tudo) há sinais para os sensatos.
- Entre os humanos há aqueles que adotam, em vez de
Deus, rivais (a Ele) aos quais professam igual amor que
a Ele; mas os fiéis só amam fervorosamente a Deus. Ah,
se os iníquos pudessem ver (a situação em que estarão)
quando virem o castigo (que os espera!), concluirão que
o poder pertence a Deus e Ele é Severíssimo no castigo.
- Então, os chefes negarão os seus prosélitos, virão o
tormento e romper-se-ão os vínculos que os uniam.
- E os prosélitos dirão: Ah, se pudéssemos voltar (à
terra), repudiá-los-íamos como eles nos repudiaram!
Assim Deus lhes demostrará que suas ações são a causa de
seus lamentos, e jamais se salvarão do fogo infernal.
- Ó humanos, desfrutai de todo o lícito
e do que a terra contém de salutar e não sigais os
passos de Satanás, porque é vosso inimigo declarado.
- Ele só vos induz ao mal e à obscenidade e a que
digais de Deus o que ignorais.
- Quando lhes é dito: Segui o que Deus revelou! Dizem:
Qual! Só seguimos as pegadas dos nossos pais!
Segui-las-iam ainda que seus pais fossem destituídos de
compreensão e orientação?
- O exemplo de quem exorta os incrédulos é semelhante
ao daquele que chama as bestas, as quais não ouvem senão
gritos e vozerios. São surdos, mudos, cegos, porque são
insensatos.
- Ó fiéis, desfrutai de todo o bem com que vos
agraciamos e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.
- Ele só vos vedou a carniça,
o sangue, a carne de suíno e tudo o que for sacrificado
sob invocação de outro nome que não seja de Deus(.
Porém, quem, sem intenção nem abuso, for impelido a
isso, não será recriminado, porque Deus é Indulgente,
Misericordiosíssimo.
- Aqueles que ocultam o que Deus revelou no Livro, e o
negociam a vil preço, não saciarão suas entranhas senão
com fogo infernal. Deus não lhes falará no Dia da
Ressurreição nem dos purificará, e sofrerão um doloroso
castigo.
- São aqueles que trocam a Orientação pelo extravio, e
o perdão pelo castigo. Que resistência haverão de ter
suportar o fogo infernal!
- Isso, porque Deus revelou o Livro com a verdade e
aqueles que disputaram sobre ele incorreram em profundo
cisma.
- A virtude não consiste só em que orientais vossos
rostos até ao levante ou ao poente. A verdadeira virtude
é a de quem crê em Deus, no Dia do Juízo Final, nos
anjos, no Livro e nos profetas; de quem distribuiu seus
bens em caridade por amor a Deus, entre parentes,
órfãos, necessitados, viajantes, mendigos e em resgate
de cativos (escravos). Aqueles que observam a oração,
pagam o zakat, cumprem os compromissos contraídos, são
pacientes na miséria e na adversidade, ou durante os
combates, esses são os verazes, e esses são os tementes
(a Deus).
- Ó fiéis, está-vos preceituado o talião
para o homicídio:
livre por livre, escravo por escravo, mulher por mulher.
Mas, se o irmão do morto perdoar o assassino,
devereis indenizá-lo espontânea e voluntariamente. Isso
é uma mitigação e misericórdia de vosso Senhor. Mas quem
vingar-se, depois disso, sofrerá um doloroso castigo.
- Tendes, no talião, a segurança da vida, ó sensatos,
para que vos refreeis.
- Está-vos prescrito que quando a morte se apresentar
a algum de vós, se deixar bens, que faça testamento
eqüitativo em favor de seus pais e parentes; este é um
dever dos que temem a Deus.
- E aqueles que o alterarem, depois de o haverem
ouvido, estarão cometendo (grave) delito. Sabeis que
Deus é Onipotente, Sapientíssimo.
- Mas quem, suspeitando parcialmente ou injustiça( da parte do testador, emendar o testamento para
reconciliar as partes, não será recriminado porque Deus
é Indulgente, Misericordiosíssimo.
- Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi
prescrito
a vossos antepassados, para que temais a Deus.
- Jejuareisdeterminados dias; porém, quem de vós não cumprir jejum,
por achar-se enfermo ou em viagem,
jejuará, depois, o mesmo número de dias. Mas quem, só à
custa de muito sacrifício, consegue cumpri-lo, vier a
quebrá-lo, redimir-se-á, alimentando um necessitado;
porém, quem se empenhar em fazer além do que for
obrigatório, será melhor. Mas, se jejuardes, será
preferível para vós, se quereis sabê-lo.
- O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o
Alcorão, orientação para a humanidade e vidência de
orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós
presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém,
quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o
mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não
a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e
glorificai a Deus por ter-vos orientado, a fim de que
(Lhe) agradeçais.
- Quando Meus servos te perguntarem de Mim, dize-lhes
que estou próximo e ouvirei o rogo do suplicante quando
a Mim se dirigir. Que atendam o Meu apelo e que creiam
em Mim, a fim de que se encaminhem.
- Está-vos permitido, nas noites de jejum, acercar-vos
de vossas mulheres, porque elas são vossas vestimentas
e vós o sois delas. Deus sabe o que vós fazíeis
secretamente; porém, absorveu-vos e vos indultou.
Acercai-vos agora delas e desfrutai do que Deus vos
prescreveu. Comei e bebei até à alvorada, quando
podereis distinguir o fio branco do fio negro. Retornai,
então ao, jejum, até ao anoitecer, e não vos acerqueis
delas enquanto estiverdes retraídos nas mesquitas. Tais
são as normas de Deus; não as transgridais de modo
algum. Assim Deus ilucida os Seus versículos aos
humanos, a fim de que O temam.
- Não consumais as vossas propriedades em vaidades,
nem as useis para subornar os juizes, a fim de vos
apropriardes ilegalmente, com conhecimento, de algo dos
bens alheios.
- Interrogar-te-ão sobre os novilúnios.
Dize-lhes: Servem para auxiliar o homem no cômputo do
tempo e no conhecimento da época da peregrinação. A
virtude não consiste em que entreis nas casas pela porta
traseira; a verdadeira virtude é a de quem teme a Deus,
para que prospereis.
- Combatei,
pela causa de Deus, aqueles que vos combatem; porém, não
pratiqueis agressão, porque Deus não estima os
agressores.
- Matai-os onde quer se os encontreis e expulsai-os de
onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais grave
do que o homicídio. Não os combatais nas cercanias da
Mesquita Sagrada,
a menos que vos ataquem. Mas, se ali vos combaterem,
matai-os. Tal será o castigo dos incrédulos.
- Porém, se desistirem, sabei que Deus é Indulgente,
Misericordiosíssimo.
- E combatei-os até terminar a perseguição e
prevalecer a religião de Deus. Porém, se desistirem, não
haverá mais hostilidades, senão contra os iníquos.
- Se vos atacarem um mês sagrado, combatei-os no mesmo
mês,
e todas as profanações serão castigadas com a pena de
talião. A quem vos agredir, rechaçai-o, da mesma forma;
porém, temei a Deus e sabei que Ele está com os que O
temem.
- Fazei dispêndios
pela causa de Deus, sem permitir que as vossas mão
contribuam para vossa destruição, e praticai o bem,
porque Deus aprecia os benfeitores.
- E cumpri a peregrinação e a Umra,
a serviço de Deus. Porém, se fordes impedidos disso,
dedicai uma oferenda do que vos seja possível e não
corteis os vossos cabelos até que a oferenda tenha
alcançado o lugar destinado ao seu sacrifício. Quem de
vós se encontrar enfermo, ou sofrer de alguma infecção
na cabeça, e a raspar, redimir-se-á mediante o jejum, a
caridade ou a oferenda. Entretanto, em condição de paz,
aquele que realizar a Umra antes da peregrinação,
deverá, terminada esta, fazer uma oferenda daquilo que
possa. E quem não estiver em condições de fazê-lo,
deverá jejuar três dias, durante a peregrinação, e sete,
depois do seu regresso, totalizando dez dias. Esta
penitência é para aquele que não reside próximo ao
recinto da Mesquita Sagrada. Temei a Deus e sabei que é
Severíssimo no castigo.
- A peregrinação realiza em meses determinados.
Quem a empreender, deverá abster-se das relações
sexuais, da perversidade e da polémica. Tudo o que
fizerdes de bom Deus o saberá. Equipai-vos de provisões,
mas sabei que a melhor provisão é a devoção. Temei-Me,
pois, ó sensatos.
- Não serei censurados se procurardes a graça do vosso
Senhor (durante a peregrinação). Quando descerdes do
monte Arafat, recordai-vos de Deus perante os Monumento
Sagrado
e recordai-vos de como vos iluminou, ainda quando éreis,
antes disso, dos extraviados.
- Descei, também, de onde descem
os demais, e implorai perdão de Deus, porque é
Indulgente, Misericordiosíssimo.
- Quando celebrardes os vossos ritos, recordai-vos de
Deus como vos recordar dos vosso pais,
ou com mais fervor. Entre os humanos há aqueles que
dizem: "Ó Senhor nosso, concede-nos o nosso bem-estar
terreno!" Porém,, não participarão da ventura da outra
vida.
- Outros dizem: "Ó Senhor nosso, concede-nos a graça
deste mundo e do futuro, e preserva-nos do tormento
infernal!"
- Estes, sim, lograrão a porção que tiverem merecido,
porque Deus é Destro em ajustar contas.
- Recordai-vos de Deus em dias contados.
Mas, quem se apressar em (deixar o local) após dois
dias, não será recriminado; tampouco pecará aquele que
se atrasar, se for temente a Deus. Temei a Deus, pois, e
sabei que sereis reunidos perante Ele.
- Entre os homens há aquele que, falando da vida
terrena, te encanta, invocando Deus por Testemunha de
tudo quanto encerra o seu coração embora seja o mais
encarniçado dos inimigos (d’Ele).
- E quando se retira, eis que a sua intenção é
percorrer a terra para causar a corrupção, devastar as
semeaduras e o gado, mesmo sabendo que a Deus desgosta a
corrupção.
- Quando lhe é dito que tema a Deus, apossa-se dele a
soberbia, induzindo-o ao pecado. Mas o inferno ser-lhe-á
suficiente castigo. Que funesta morada!
- Entre os homens há também aquele que se sacrifica
para obter a complacência de Deus, porque Deus é
Compassivo para com os servos.
- Ó fiéis, abraçai o Islam na sua totalidade e não
sigais os passos de Satanás, porque é vosso inimigo
declarado.
- Porém se tropeçardes, depois de vos terem chegado as
evidências, sabei que Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
- Aguardam eles que lhes venha o Próprio Deus, na
sombra dos cirros, juntamente com os anjos e, assim,
tudo esteja terminado? Sabei que todo retornará a Deus.
- Pergunta aos israelitas
quantos sinais evidentes lhes temos mostrado. Mas quem
deturpa conscientemente as mercês de Deus, depois de
lhas terem chegado, saiba que Deus é Severíssimo no
castigo.
- Foi abrilhantada a vida terrena aos incrédulos e,
por isso, zombam dos fiéis; porém, os tementes
prevalecerão sobre eles no Dia da Ressurreição, porque
Deus agracia imensuravelmente quem Lhe apraz.
- No princípio os povos constituíam uma só nação.
Então, Deus enviou os profetas como alvissareiros e
admoestadores e enviou, por eles, o Livro, com a
verdade, para dirimir as divergências a seu respeito,
depois de lhes terem chegado as evidências, por
egoística contumácia. Porém, Deus, com a Sua graça,
orientou os fiéis para a verdade quanto àquilo que é
causa das suas divergências; Deus encaminha quem Lhe
apraz à senda reta.
- Pretendeis, acaso, entrar no Paraíso, sem antes
terdes de passar pelo que passaram os vossos
antecessores? Açoitaram-nos a miséria e a adversidade,
que os abalaram profundamente, até que, mesmo o
Mensageiro e os fiéis, que com ele estavam, disseram:
Quando chegará o socorro de Deus? Acaso o socorro de
Deus não está próximo?
- Perguntam-te que parte devem gastar (em caridade).
Dize-lhes: Toda a caridade que fizerdes, deve ser para
os pais, parentes, órfãos, necessitados e viajantes
(desamparados). E sabei que todo o bem que fizerdes,
Deus dele tomará consciência.
- Está-vos prescrita a luta (pela causa de Deus),
embora o repudieis. É possível que repudieis algo que
seja um bem para vós e, quiçá, gosteis de algo que vos
seja prejudicial; todavia, Deus sabe todo o bem que
fizerdes, Deus dele tomará consciência.
- Quando te perguntarem se é lícito combater no mês
sagrado,
dize-lhes: A luta durante este mês é um grave pecado;
porém, desviar os fiéis da senda de Deus, negá-Lo,
privar os demais da Mesquita Sagrada e expulsar dela
(Makka) os seus habitantes é mais grave ainda, aos olhos
de Deus, porque a perseguição é pior do que o homicídio.
Os incrédulos, enquanto puderem, não cessarão de vos
combater, até vos fazerem renunciar à vossa religião;
porém, aqueles dentre vós que renegarem a sua fé e
morrerem incrédulos tornarão as suas obras sem efeito,
neste mundo e no outro, e serão condenados ao inferno,
onde permanecerão eternamente.
- Aqueles que creram, migraram e combateram pela causa
de Deus poderão esperar de Deus a misericórdia, porque
Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
- Interrogam-te a respeito da bebida inebriante
e do jogo de azar
dize-lhes: Em ambos há benefícios e malefícios para o
homem; porém, os seus malefícios são maiores do que os
seus benefícios. Perguntam-te o que devem gastar (em
caridade). Dize-lhes: Gastai o que sobrar das vossas
necessidades. Assim Deus vos elucida os Seus versículos,
a fim de que mediteis,
- Nesta vida e na outra. Consultar-te-ão a respeito
dos órfãos; dize-lhes: Fazer-lhes o bem é o melhor. E se
misturardes vossos assuntos com os deles, serão vossos
irmãos; sabei que Deus distingue o corrupto do
benfeitor. Porém, se Deus quisesse, Ter-vos-ia afligido,
porque é Poderoso, Prudentíssimo.
- Não desposareis as idólatras até que elas se
convertam, porque uma escrava fiel é preferível a uma
idólatra, ainda que esta vos apraza.
Tampouco consintais no matrimônio das vossas filhas com
os idólatras, até que estes se tenham convertido, porque
um escravo fiel é preferível a um livre idólatra, ainda
que este vos apraza. Eles arrastam-vos para o fogo
infernal; em troca, Deus, com Sua benevolência,
convoca-vos ao Paraíso e ao perdão e elucida os Seus
versículos aos humanos, para que Dele recordem.
- Consultar-te-ão acerca da menstruação; dize-lhes: É
uma impureza.
Abstende-vos, pois, das mulheres durante a menstruação e
não vos acerqueis delas até que se purifiquem; quando
estiverem purificadas, aproximai-vos então delas, como
Deus vos tem disposto, porque Ele estima os que
arrependem e cuidam da purificação.
- Vossas mulheres são vossas semeaduras. Desfrutai,
pois, da vossa semeadura, como vos apraz; porém,
praticai boas obras antecipadamente, temei a Deus e
sabei que compareceis perante Ele. E tu (ó Mensageiro),
anuncia aos fiéis (a bem-aventurança).
- Não tomeis (o nome de) Deus como desculpa, em vosso
juramento, para não serdes benevolentes, devotos e
reconciliardes os homens, porque Deus é Oniouvinte,
Sapientíssimo.
- Deus não vos recriminará por vossos juramentos
involuntários;
porém, responsabilizar-vos-á pelas intenções dos vossos
corações. Sabei que Deus é Tolerante, Indulgentíssimo.
- Aqueles que juram abster-se das suas mulheres
deverão aguardar um prazo de quatro meses. Porém, se
então voltarem a elas, saibam que Deus é Indulgente,
Misericordiosíssimo.
- Mas se revolverem divorciar-se, saibam que Deus é
Oniouvinte, Sapientíssimo.
- As divorciadas aguardarão três menstruação e, se
crêem em Deus e no Dia do Juízo Final, não deverão
ocultar o que Deus criou em suas entranhas. E seus
esposos têm mais direito de as readmitir, se desejarem a
reconciliação,
porque elas tem direitos equivalentes aos seus deveres,
embora os homens tenham um grau sobre elas,
porquanto Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
- O divórcio revogávelsó poderá ser efetuado duas vezes. Depois, tereis de
conservá-las convosco dignamente ou separar-vos com
benevolência. Está-vos vedado tirar-lhes algo de tudo
quanto lhes haveis dotado, a menos que ambos temam
contrariar as leis de Deus.
Se temerdes (vós juizes) que ambos as contrariem, não
serão recriminados, se ela der algo pela vossa
liberdade. Tais são os limites de Deus, não os
ultrapasseis, pois; aqueles que os ultrapassarem serão
iníquos.
- Porém, se ele se divorciar
irrevogavelmente dela,não lhe será permitido tomá-la de novo por esposa legal
até que se tenha casado com outro e também se tenha
divorciado deste; não serão censurados se se
reconciliarem, desde que sintam que poderão observar as
leis de Deus. Tais são os limites de Deus, que Ele
elucida para os sensatos.
- Quando vos divorciardes
das mulheres, ao terem elas cumprido o seu período
prefixado, tomai-as de volta eqüitativamente, ou
liberta-as eqüitativamente. Não as tomeis de volta com o
intuito de injuriá-las injustamente, porque quem tal
fizer condenar-se-á. Não zombeis dos versículos de Deus
e recordai-vos das Suas mercês para convosco e de quanto
vos revelou no Livro, com sabedoria, mediante o qual vos
exorta. Temei a Deus e sabei que Deus é Onisciente.
- Se vos divorciardes das mulheres, ao terem elas
cumprido o seu período prefixado, não as impeçais
de renovar a união com os seus antigos maridos, se ambos
se reconciliarem voluntariamente. Com isso se exorta a
quem dentre vós crê em Deus e no Dia do Juízo Final.
Isso é mais puro e mais virtuoso para vós, porque Deus
sabe e vós ignorais.
- As mães (divorciadas) amamentarão os seus filhos
durante dois anos inteiros, aos quais desejarem
completar a lactação, devendo o pai mantê-las e
vesti-las eqüitativamente. Ninguém é obrigado a fazer
mais do que está ao seu alcance. Nenhuma mãe será
prejudicada por causa do seu filho, nem tampouco o pai,
pelo seu. O herdeiro do pai tem as mesmas obrigações;
porém, se ambos, de comum acordo e consulta mútua,
desejarem a desmama antes do prazo estabelecido, são
serão recriminados. Se preferirdes tomar uma ama para os
vossos filhos, não sereis recriminados, sempre que
pagueis, estritamente, o que tiverdes prometido. Temei a
Deus e sabe que Ele vê tudo quanto fazeis.
- Quanto àqueles, dentre vós, que falecerem e deixarem
viúvas, estas deverão aguardar quatro meses e dez dias.
Ao cumprirem o período prefixado, não sereis
responsáveis por tudo quanto fizerem honestamente das
suas pessoas, porque Deus está bem inteirado de tudo
quanto fazeis.
- Tampouco sereis censurados se fizerdes alusão a uma
proposta de casamento e estas mulheres, ou pensardes em
fazê-lo. Deus bem sabe que vos importais com elas;
porém, não vos declareis a elas indecorosamente; fazei-o
em termos honestos e não decidais sobre o contrato
matrimonial até que haja transcorrido o período
prescrito; sabei que Deus conhece tudo quanto ensejais.
Temei-O, pois, e sabeis que Ele é Tolerante,
Indulgentíssimo.
- Não sereis recriminados se vos divorciardes das
vossas mulheres antes de as haverdes tocado ou fixado o
dote; porém, concedei-lhes um presente; rico, segundo as
suas posses, e o pobre, segundo as suas, porque conceder
esse presente é obrigação dos benfeitores.
- E se vos divorciardes delas antes de as haverdes
tocado, tendo fixado o dote, corresponder-lhes-á a
metade do que lhes tiverdes fixado, a menos que, ou elas
abram mão (disso),
ou faça quem tiver o contrato matrimonial em seu poder.
Sabei que o perdão está mais próximo da virtude e não
esqueçais da liberalidade entre vós, porque Deus bem vê
tudo quanto fazeis.
- Observai as orações, especialmente as
intermediárias, consagrai-vos fervorosamente a Deus.
- Se estiverdes em perigo, orai andando ou cavalgando;
porém, quando estiverdes seguros, invocai Deus, tal como
Ele vos ensinou o que não sabíeis.
- Quanto àqueles, dentre vós, que faleceram e deixarem
viúvas, a elas deixarão um legado para o seu sustento
durante um ano, sem que sejam forçadas a abandonar suas
casas. Porém, se elas voluntariamente as abandonarem,
não sereis responsáveis pelo que fizerem, moderadamente,
de si mesmas, porque Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
- Proporcionar o necessário às divorciadas (para sua
manutenção)é um dever dos tementes.
- Assim Deus vos elucida os Seus versículos para que
raciocineis.
- Não reparastes naqueles que, aos milhares, fugiram
das suas casas por temor à morte? Deus lhes disse:
Morrei! Depois os ressuscitou, porque é Agraciante para
com os humanos; contudo a maioria não Lhe agradece.
- Combatei pela causa de Deus e sabei que Ele é
Oniouvinte, Sapientíssimo.
- Quem estaria disposto a emprestar a Deus,
espontaneamente, para que Ele se multiplique
infinitamente? Deus restringe ou prodigaliza a Sua
graça, e a Ele retornareis.
- Não reparastes (ó Mohammad) nos líderes dos
israelitas que, depois da morte de Moisés,
disseram ao seu profeta: Designa-nos um rei, para
combatermos pela causa de Deus. E ele perguntou: Seria
possível que não combatêsseis quando vos fosse imposta a
luta? Disseram: E que escusa teríamos para não combater
pela causa de Deus, já que fomos expulsos dos nossos
lares e afastados dos nossos filhos? Porém, quando lhes
foi ordenado o combate, quase todos o recusaram, menos
uns poucos deles. Deus bem conhece os iníquos.
- Então, seu profeta lhes disse: Deus vos designou
Talut
por rei. Disseram: Como poderá ele impor a sua
autoridade sobre nós, uma vez que temos mais direto do
que ele à autoridade, e já que ele nem sequer foi
agraciado com bastantes riquezas? Disse-lhes: É certo
que Deus o elegeu sobre vós, concedendo-lhe
superioridade física e moral. Deus concede a Sua
autoridade a que Lhe apraz, e é Magnificente,
Sapientíssimo.
- E o seu profeta voltou a dizer: O sinal da sua
autoridade consistirá em que vos chegará a Arca da
Aliança,
conduzida por anjos, contendo a paz do vosso Senhor e
algumas relíquias, legadas pela família de Moisés e de
Aarão. Nisso terei um sinal, se sois fiéis.
- Quando Saul partiu com o seu exército, disse: É
certo que Deus vos provará, por meio de um rio. Sabei
que quem nele se saciar não será dos meus; sê-lo-á quem
não tomar de suas águas mais do que couber na
concavidade da sua mão. Quase todos se saciaram, menos
uns tantos. Quando ele e os fiéis atravessaram o rio,
(alguns) disseram: Hoje não podemos com Golias e com seu
exército. Porém, aqueles que creram que deveriam
encontrar Deus disseram: Quantas vezes um pequeno grupo
venceu outro mais numeroso, pela vontade de Deus,
porquanto Deus está com os perseverantes!
- E quanto se defrontaram com Golias e com o seu
exército, disseram: Ó Senhor nosso, infunde-nos
constância, firma os nossos passos e concede-nos a
vitória sobre o povo incrédulo!
- E com a vontade de Deus os derrotaram; Davi matou
Golias
e Deus lhe outorgou o poder e a sabedoria e lhe ensinou
tudo quanto Lhe aprouve. Se Deus não contivesse aos
seres humanos, uns, em relação aos outros, a terra se
corromperia; porém, Ele é Agraciante para com a
(Está incompleto no Alcorão)
- Tais são os versículos de Deus que realmente te
ditamos, porque és um dos mensageiros.
- De tais mensageiros preferimos uns aos outros. Entre
eles, se encontram aqueles a quem Deus falou, e aqueles
que elevou em dignidade. E concedemos a Jesus, filho de
Maria, as evidências, e o fortalecemos com o Espírito da
Santidade. Se Deus quisesse, aqueles que os sucederam
não teriam combatido entre si, depois de lhes terem
chegado as evidências. Mas discordaram entre si; uns
acreditaram e outros negaram. Se Deus quisesse, não
teriam digladiado; porém, Deus dispõe como quer.
- Ó fiéis, fazei caridade com aquilo com que vos
agraciamos, antes que chegue o dia em que não haverá
barganha, amizade, nem intercessão. Sabei que os
incrédulos são iníquos.
- Deus!
Não há mais divindade além d’Ele, Vivente, Subsistente,
a Quem jamais alcança a inatividade ou o sono; d’Ele é
tudo quanto existe nos céus e na terra. Quem poderá
interceder junto a Ele, sem a Sua anuência? Ele conhece
tanto o passado como o futuro, e eles (humanos) nada
conhecem a Sua ciência,
senão o que Ele permite. O Seu Trono
abrange os céus e a terra, cuja preservação não O abate,
porque é o Ingente, o Altíssimo.
- Não há imposição quanto à religião,
porque já se destacou a verdade do erro. Quem renegar o
sedutor e crer em Deus, Ter-se-á apegado a um firme e
inquebrantável sustentáculo, porque Deus é Oniouvinte,
Sapientíssimo.
- Deus é o Protetor dos fiéis; é Quem os retira das
trevas e os transportam para a luz; ao contrário, os
incrédulos, cujos protetores são os sedutores, para que
os arrastam da luz, levando-os para as trevas, serão
condenados ao inferno onde permanecerão eternamente.
- Não reparaste naquele que disputava com Abraão
acerca de seu Senhor, por lhe haver Deus concedido o
poder? Quando Abraão lhe disse: Meu Senhor é Quem dá a
vida e a morte! retrucou: Eu também dou a vida e a
morte. Abraão disse: Deus faz sair o sol do Oriente,
faze-o tu sair do Ocidente. Então o incrédulo ficou
confundido, porque Deus não ilumina os iníquos.
- Tampouco reparastes naquele que passou por uma
cidade em ruínas
e conjecturou: Como poderá Deus ressuscitá-la depois de
sua morte? Deus o manteve morto durante cem anos; depois
o ressuscitou e lhe perguntou: Quanto tempo permaneceste
assim? Respondeu: Permaneci um dia ou parte dele.
Disse-lhe: Qual! Permaneceste cem anos. Observa a tua
comida e a tua bebida; constata que ainda não se
deterioraram. Agora observa teu asno (não resta dele
mais do que a ossada); isto é para fazer de ti um
exemplo para os humanos. Observa como dispomos os seus
ossos e em seguida os revestimos de carne. Diante da
evidência, exclamou: Reconheço que Deus é Onipotente!
- E de quando Abraão implorou: Ó Senhor meu, mostra-me
como ressuscitas os mortos; disse-lhe Deus: Acaso, ainda
não crês? Afirmou: Sim, porém, faze-o, para a
tranqüilidade do meu coração. Disse-lhe: Toma quatro
pássaros, treina-os para que voltem a ti, e coloca uma
parte deles
sobre cada montanha; chama-os, em seguida, que virão,
velozmente, até ti; e sabe que Deus é Poderoso,
Prudentíssimo.
- O exemplo daqueles que gastam os seus bens pela
causa de Deus é como o de um grão que produz sete
espigas, contendo cada espiga cem grãos. Deus multiplica
mais ainda a quem Lhe apraz, porque é Munificente,
Sapientíssimo.
- Aqueles que gastam os bens pela causa de Deus, sem
acompanhar a sua caridade com exprobação ou agravos,
terão a sua recompensa ao lado do Senhor e não serão
presas do temor, nem se atribularão.
- Uma palavra cordial e uma indulgência são
preferíveis à caridade seguida de agravos, porque Deus
é, por Si, Tolerante, Opulentíssimo.
- Ó fiéis, não desmereçais as vossas caridades com
exprobação ou agravos como aquele que gasta os seus
bens, por ostentação, diante das pessoas que não crê em
Deus, nem no Dia do Juízo Final. O seu exemplo é
semelhante ao de uma rocha coberta por terra que, ao ser
atingida por um aguaceiro ica a descoberto. Em nada se beneficiará, de tudo
quanto fizer, porque Deus não ilumina os incrédulos.
- Por outra, o exemplo de quem gasta os seus bens
espontaneamente, aspirando à complacência de Deus para
fortalecer a sua alma, é como um pomar em uma colina
que, ao cair a chuva, tem os seus frutos duplicados;
quando a chuva não o atinge, basta-lhe o orvalho. E Deus
bem vê tudo quanto fazeis.
- Desejaria algum de vós, possuindo um pomar
cheio de tamareiras e videiras, abaixo das quais
corressem os rios, em que houvesse toda espécie de
frutos, e surpreendesse a velhice com filhos de tenra
idade,
que o açoitasse e consumisse um furacão ignífero? Assim
Deus elucida os versículos, a fim de que mediteis.
- Ó fiéis, contribuí com o que de melhor tiverdes
adquirido, assim como com o que vos temos feito brotar
da terra, e não escolhais o pior para fazerdes caridade,
sendo que vós não aceitaríeis para vós mesmos, a não ser
com os olhos fechados. Sabei que Deus é, por Si,
Opulento, Laudabilíssimo.
- Satanás vos atemoriza com a miséria e vos induz à
obscenidade; por outro lado, Deus vos promete a Sua
indulgência e a Sua graça,
porque é Munificente, Sapientíssimo.
- Ele concede sabedoria a quem Lhe apraz, e todo
aquele que for agraciado com ela, sem dúvida terá
logrado um imenso bem; porém, salvo os sensatos, ninguém
o compreende.
- De cada caridade que dispensais e de cada promessa
que fazeis, Deus o sabe; sabei que os iníquos jamais
terão protetores.
- Se fizerdes caridade abertamente, quão louvável
será! Porém, se a fizerdes, dando aos pobres
dissimuladamente, será preferível para vós, e isso vos
absolverá de alguns dos vossos pecados, porque Deus está
inteirado de tudo quanto fazeis.
- A ti (ó Mensageiro) não cabe guiá-los; porém, Deus
guia a quem Lhe apraz. Toda a caridade que fizerdes será
em vosso próprio benefício, e não pratiqueis boas ações
senão com a aspiração de agradardes a Deus. Sabei que
toda caridade que fizerdes vos será recompensada com
vantagem, e não sereis injustiçados.
- (Concedei-a) aos que empobrecerem empenhados na
causa de Deus, que não podem se dar a negócios na terra,
e que o ignorante não os crê necessitados, porque são
reservados. Tu os reconhecerás por seus aspectos, porque
não mendigam impertinentemente. De toda a caridade que
fizerdes Deus saberá.
- Aqueles que gastam dos seus bens, tanto de dia como
à noite, quer secreta, quer abertamente, obterão a sua
recompensa no Senhor e não serão presas do temor, nem se
atribularão.
- Os que praticam a usura
só serão ressuscitados como aquele que foi perturbado
por Satanás; isso, porque disseram que a usura é o mesmo
que o comércio;
no entanto, Deus consente o comércio e veda a usura.
Mas, quem tiver recebido uma exortação do seu Senhor e
se abstiver, será absolvido pelo passado, e seu
julgamento só caberá a Deus. Por outro lado, aqueles que
reincidirem, serão condenados ao inferno, onde
permanecerão eternamente.
- Deus abomina a usura e multiplica a recompensa aos
caritativos; Ele não aprecia nenhum incrédulo, pecador.
- Os fiéis que praticarem o bem, observarem a oração e
pagarem o zakat, terão a sua recompensa no Senhor e não
serão presas do temor, nem se atribularão.
- Ó fiéis, temei a Deus e abandonai o que ainda vos
resta da usura, se sois crentes!
- Mas, se tal acatardes, esperai a hostilidade de Deus
e do Seu Mensageiro; porém, se vos arrependerdes,
reavereis apenas o vosso capital. Não defraudeis e não
sereis defraudados.
- Se vosso devedor se achar em situação precária,
concedei-lhe uma moratória; mas, se o perdoardes, será
preferível para vós, se quereis saber.
- E temei o dia em que retornareis a Deus, e em que
cada alma receberá o seu merecido, sem ser defraudada.
- Ó fiéis, quando contrairdes uma dívida por tempo
fixo, documentai-a; e que um escriba, na vossa presença,
ponha-a fielmente por escrito;
que nenhum escriba se negue a escrever, como Deus lhe
ensinou.
Que o devedor dite, e que tema a Deus, seu Senhor, e
nada omita dele (o contrato). Porém, se o devedor for
insensato, ou inapto, ou estiver incapacitado a ditar,
que seu procurador dite fielmente, por ele. Chamai duas
testemunhas masculinas de vossa preferência, a fim de
que, se uma delas se esquecer, a outra recordará. Que as
testemunhas não se neguem, quando forem requisitadas.
Não desdenheis documentar a dívida, seja pequena ou
grande, até ao seu vencimento. Este proceder é o mais
eqüitativo aos olhos de Deus, o mais válido para o
testemunho e o mais adequado para evitar dúvidas.
Tratando-se de comércio determinado, feito de mão em
mão, não incorrereis em falta se não o documentardes.
Apelai para testemunhas quando mercadejardes, e que o
escriba e as testemunhas não seja coagidos; se os
coagirdes, cometereis delito. Temei a Deus e Ele vos
instruirá, porque é Onisciente.
- Se estiverdes em viagem e não encontrardes um
escriba, deixareis um penhor resgatável;
quando vos confiardes reciprocamente, saiba, quem tiver
recebido o depósito,
que deverá restituí-lo, temendo a Deus, seu Senhor. Não
vos negueis a prestar testemunho; saiba, pois, quem o
negar, que seu coração é nocivo. Deus sabe o que fazeis.
- A Deus pertence tudo quanto há nos céus e na terra.
Tanto o que manifestais, como o que ocultais, Deus vo-lo
julgará. Ele perdoará a quem desejar e castigará a quem
Lhe aprouver, porque é Onipotente.
- O Mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor
e todos os fiéis crêem em Deus, em Seus anjos, em Seus
Livros e em Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção
entre os Seus mensageiros. Disseram: Escutamos e
obedecemos. Só anelamos a Tua indulgência, ó Senhor
nosso! A Ti será o retorno!
- Deus não impõe a nenhuma alma uma carga superior às
suas forças.
Beneficiar-se-á com o bem quem o tiver feito e sofrerá
mal quem o tiver cometido. Ó Senhor nosso, não nos
condenes, se nos esquecermos ou nos equivocarmos! Ó
Senhor nosso, não nos imponhas carga, como a que
impuseste a nossos antepassados! Ó Senhor nosso, não nos
sobrecarregues com o que não podemos suportar!
Tolera-nos! Perdoa-nos! Tem misericórdia de nós! Tu és
nosso Protetor! Concede-nos a vitória sobre os
incrédulos!
Índice EXT_37_S_2_B
Índice
- Final do índice
Externas 37_S_2_B -
Pesquisa de outras religiões -
Alcorão e o Islam - 2ª Surata. |
Referências
João Batista
Trigo Moreira
Objetivo
- O objetivo da pesquisa é o estudo
do tema apocalipse, tomando-se como base para leitura a bíblia -
(B1) - e as bíblias 2, 3, 4 e 5 para dirimir dúvidas de
entendimento da leitura.
Nenhum dos textos originais de
cada bíblia foi alterado, sendo transcritos na sua
íntegra, ressalvando-se erros de datilografia quando
identificados.
Durante a pesquisa surgiram novos
temas que foram incluídos à pesquisa inicial em novos títulos.
Em 28/03/2004 são 29 títulos, sendo alguns divididos em
subtítulos, conforme o arquivo índice.doc.
Na pesquisa há algumas conclusões ou
dúvidas em sua forma inicial. Estas conclusões ou dúvidas foram
aperfeiçoadas ou dirimidas durante a pesquisa. Porém ainda estão
como foram descritas naquele momento. Posteriormente será
necessário rever toda a pesquisa, para atualizar estes itens.
Para cada item da pesquisa,
são referenciados vários pontos da bíblia,
para permitir uma melhor conclusão.
A transcrição das bíblias
para a pesquisa, é feita de forma integra,
incluindo a pontuação e grafia de cada bíblia, ressalvados erros
de digitação quando identificados. As bíblias atribuem nomes
parecidos a pessoas, coisas ou lugares, o que será percebido na
comparação dos textos.
As
transcrições iniciais foram retiradas da bíblia - (B1) -
de tradução do Padre Antônio Pereira de Figueiredo, editada pela
Editora Paumape Ltda. - R. Bento Freitas,362 - 3’ and. - (011)
258-7895 - CEP 01220 - S. Paulo / SP.
Posteriormente para as transcrições foi utilizada a bíblia - (B2)
-
de co-editoria da Editora Vozes Ltda. com a Seafox Engenharia de
Software, Comissariado da Terra Santa e James King, em CD Rom.
Editora vozes: R. Frei Luis, 100 - caixa postal 90023 - (0242)
43-5112 - Petrópolis / RJ.
A partir de
8/11/1998 foram incluídos textos de outra bíblia - (B3) -
(bíblia de bolso) da editora Edições Paulinas, traduzida da
Vulgatra e anotada pelo Pe. Matos Soares, com aprovação
eclesiástica, edição de 1982. O objetivo foi dirimir dúvidas
entre as duas primeiras bíblias, com ênfase a Dan 8:14.
Em 8/11/1998
foi também incluída uma quarta bíblia - (B4) -
da editora Edições Loyola, com traduções dos textos originais
hebraico e grego, edição de 1995 com direção de Gabriel C.
Galache – ISBN 85-15-01258-8. Edições Loyola – Rua 1822 núm. 347
– Ipiranga São Paulo SP – Cep 04216-000 – Caixa postal 42.335 –
Cep 04299-970 – Fone (011)914-1922 e Fax (011)63-4275.
Em 9/10/2005
foi incluída uma quinta bíblia - (B5) -
da imprensa bíblica brasileira, 59ª impressão - 1984, com
tradução para o português por João Ferreira de Almeida. Com o
certificado núm. 26.617 BN da JUERP / Imprensa Bíblica
Brasileira. A Imprensa Bíblia Brasileira foi criada em 1940,
sendo uma divisão da Junta de Educação Religiosa e Publicações
da Convenção Batista Brasileira (JUERP), e foi a primeira
entidade a imprimir a bíblia no Brasil.
Quando for
necessário, para melhor entendimento do texto, serão descritos
os textos de duas ou mais bíblias,
com a adição das letras (B1), (B2), (B3), (B4) e (B5). Quando não
houver a identificação, o texto pertence à bíblia (B1).
Programa
utilizado para a digitação dos textos -
Word da
Microsoft, nas versões 95, 97, 2000 e XP, conforme a época.
Utilização do Front Page do Windows XP da Microsoft para edição em html a
partir de 12-10-2004. Utilização do Front Page 2003 da Microsoft para edição em html
a partir de 14-01-2007.
Convenções:
“?”
ou “textos em vermelho” -
Pesquisar melhor o assunto, ou verificar transcrição.
(·) - Informa
que há um texto extenso complementar no final da pesquisa.
- (B1) - ou sem
identificação, textos extraídos da bíblia 1.
- (B2) - Textos
extraídos da bíblia 2.
- (B3) - Textos
extraídos da bíblia 3.
- (B4) - Textos
extraídos da bíblia 4.
-
(B5) - Textos
extraídos da bíblia 5.
( ) - Textos
entre parênteses, são em geral comentários meus, ou títulos
apresentados na bíblia.
Sugestão para se
titularizar um item da pesquisa:
Cada item dos índices deve estar no mesmo
parágrafo, para facilitar a ordenação em ordem alfa-numérica.
Colocar como
primeiras palavras do título, as que melhor definem o assunto do
tema.
Ex:
Castigo Divino
nunca é completamente destruidor.
Como título principal temos as palavras "Castigo Divino",
onde será colocado o link e como título auxiliar, temos "nunca
é completamente destruidor"
Ex:
Carta ao anjo
da igreja de Smirna.
Ex:
Anúncio da vinda de Jesus.
Ex:
Messias,
vinda do messias, montado sobre um jumento.
Neste caso a palavra Messias foi repetida no
título auxiliar, para melhor definir o sentido do tema.
Índice
- Final do índice
Externas 37_S_2_B -
Pesquisa de outras religiões -
Alcorão e o Islam - 2ª Surata. |
Marcos
e datas da pesquisa
Início
- 21/11/2009
Início da terceira leitura da
bíblia (1 simples e 2 para a pesquisa) - 24/10/2004 |
-
-
-
Término -
/
/
|
Índice
- Final do índice
Externas 37_S_2_B -
Pesquisa de outras religiões -
Alcorão e o Islam - 2ª Surata. |
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